quarta-feira, 4 de maio de 2011

Água para Elefantes

"Água para Elefantes", o filme, é a história do best-seller de Sara Gruen, dirigido por Francis Lawrence. Reese Whiterspoon e Robert Pattinson fazem o par romântico. A estrutura do filme lembra "Titanic". Jacob Jakowski, o personagem principal inicia a história em flash back, lembrando sua juventude e aventuras no circo onde encontra Marlena, a grande paixão de sua vida. Os atores não arrastam milhões ao cinema, como Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Mas são os jovens que fazem sucesso na atualidade. Ele continua belíssimo. Ao que parece entusiasma mais as mães do que as filhas. Diga-se de passagem, em "Crepúsculo", como o vampiro de olhos de ave de rapina era ainda mais sexy. Mas, em "Água para Elefantes" continua lindo. Ela Reese Whiterspoon é uma simpatia e lembra a Cris minha adorável professora de gym.

Jankowski é um estudante de veterinária que tem a vida virada do avesso com a morte do pai. Perde tudo. Sozinho, por acaso, sobe clandestinamente num vagão de circo. Para sobreviver aceita as mais rudes e difíceis tarefas no circo dos Irmãos Benzini. Sua vida passa a ter significado quando se apaixona por Marlena a mulher de August, dono do circo. Christoph Waltz, o grande ator de "Bastardos Inglórius", que conseguiu seduzir a platéia e confundir os espectadores com seu papel de sádico nazista está de volta. Desta vez impressiona menos. Acho que é como Jack Nicholson. Representa sempre o mesmo papel, como se interpretasse a si mesmo. Não é muito diferente do nazista sedutor. Apesar disso, seu personagem é assustador. August é um homem autoritário, sem moral ou ética, sem sentimento algum pelos que o rodeiam. Não hesita em jogar os trabalhadores do trem para reduzir custos. Christoph carrega na interpretação tentando ofuscar os outros atores. Agora já sabemos.

Jakowski somente ganha a confiança do temeroso August, quando consegue descobrir que a elefante era treinada e obedecia a determinados comandos, em alemão? Não faltam as cenas de violência, quando August cego de raiva bate no animal até deixá-lo quase sem vida. Jacob e Marlena precisam lutar muito para sobreviver a um destino, que tinha tudo para dar errado.

Ele precisa incutir na jovem que ela pode e deve lutar pela própria felicidade. Conformar-se com uma vidinha medíocre, jamais! O recado é para cada um de nós. Precisamos nos convencer que nunca é tarde. Sempre há tempo de lutarmos pela felicidade. Temos esse direito.

Como violência gera violência, o mal volta-se contra August, em cenas de destruição dignas dos grandes espetáculos de Hollywood. Apesar disso, "Água para Elefentes" não atrai grande público em Porto Alegre. Mesmo assim recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário