terça-feira, 21 de agosto de 2012

360

Fernando Meirelles dirige 360, apresentado na estréia do Festival de Gramado. Nada de brasileiro no filme, a não ser o diretor. Meirelles baseou-se na peça "La Ronde" do escritor austríaco Arthur Schnitzler. O roteiro é de Peter Morgan e Meirelles consegue juntar duas idéias, corporificar o texto de Morgan com um filme belo e elegante. Embora o diretor afirme que as duas histórias eram meio separadas e que ele estabeleceu a relação entre elas.

No final ficaram nove histórias, com personagens que se entrecruzam e nos emocionam. O elenco conta com Jude Law e outros execelentes atores. Pensem bem, não poderíamos passar uma tarde olhando para Jude Law? Existe boca masculina mais bonita?

Anthony Hopkins  não é ele, com certeza é o próprio pai em busca da filha desaparecida. É tão pungente o sentimento, a dor e a tristeza do pai em busca da filha, que sentimos uma dor na garganta... A gente não consegue sequer respirar, com a atuação de Anthony Hopkins. Na reunião dos alcólatras anônimos ele - ou qualquer um de nós? - lembra que os próprios sonhos voaram, soprados pelo vento. Um vida inteira foi  revirada, nunca mais, nada será como antes... Ela se foi, num estalar de dedos desapareceu, e o pai jamais terá paz enquanto não reencontrá-la... Ele sabe disso, aceita essa nova vida de peregrinação, como quem corre atrás de uma vida perdida. Na mão, consegue apenas segurar o vento e as cinzas douradas que se espalham e não trazem nada de volta... Insiste, busca um sonho que se nega a  revelar-se...

As histórias são interessantes, a maneira competente de filmar liga fatos e personagens através de sons e imagens rápidas, que se fundem na tela e ligam destinos. Aliás em todas as histórias existem os momentos da escolha e do livre arbítrio. Os momentos da vida em que escolhemos nossos destinos. Na estrada sempre existem dois caminhos que podem ser escolhidos. Por que escolhemos um e não o outro?

As histórias entrelaçadas mostram personagens profundamente solitários, em busca da felicidade, lutando contras as próprias fraquezas e limitações. Sergei, o motorista do carrão, dominado pelo irmão carrasco, um dia teria que tomar a grande decisão. Se nosso destino é decidido por nós mesmos, para Sergei chegou esse grande dia, quando apostou no sonho e no amor e mentiu para o irmão, sabendo que era cúmplice de um assassinato. Observe só as contradições do ser humano. Enfim, as duas possibilidades de escolha sempre se apresentam. É e dessas escolhas que 360 nos fala. Como se a vida tivesse 360 possibilidades de escolha, como os 360 graus da circunferência, ou da própria terra. São desses difíceis momentos que que Fernando Meirelles nos fala...

Nenhum comentário:

Postar um comentário