quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Os Belos Dias

Quando as pessoas atingem os 60 anos, dizem que pertencem à melhor idade. Só pode ser brincadeira de mau gosto, de algum incauto que resolveu classificar os idosos dessa forma! Enfim como todos um dia chegam aos 60, a personagem de "Os Belos Dias", a dentista Caroline, interpretada por Fanny Ardant também, um belo dia resolve se aposentar. Aliás, esse dia nem foi tão belo. Pensando bem, a aposentadoria veio em função da  reclamação de uma cliente. Sem saber que rumo dar à sua vida, inscreve-se em um centro  de atividades para a terceira idade. 
A personagem se mostra introvertida, contida e tensa na aula de teatro. Não aceita as brincadeiras da professora e abandona a sala de aula. Os encontros e fofocas entre os idosos parecem ser iguais no mundo inteiro, tanto faz se tudo acontece em Paris ou Porto Alegre. No entanto  Caroline é diferente da maioria dos idosos. Tem coragem e muita! para assumir que deseja sacudir a própria vida! Nem de longe se contenta em preencher o tempo com muitos compromissos. E quanto menos se espera, lá está ela namorando um homem muito mais jovem. E confessa para ele que tem mais de 60. Pensem bem, quantas sessentonas não gostariam de fazer o mesmo, porque não? 
E nossa personagem se entrega às delícias do namoro com o garotão. Nenhum dos dois deseja amor duradouro, amor para sempre, ambos sabem que a experiência é passageira. Ela não quer que suas filhas saibam de sua aventura amorosa com um homem que teria idade para ser seu filho. Ele não se fixa em mulher alguma. As namoradas são passageiras e fazem  parte de uma longa lista. 
Até o dia em que o óbvio acontece. Caroline é descartada, sem mais nem menos, assim de repente. Bem que ele tinha avisado: ela saberia antes dele... o momento em que seria jogada no lixo do esquecimento. 
Para muitas mulheres o problema é a insegurança. Nessa hora lhes falta a coragem para     enfrentar a pele de cetim dos dezoito anos. Algumas tentam dar uma de superior e fazem dos homens seus objetos descartáveis. E dessa forma tudo também desanda...
Caroline pelo menos soube enfrentar o momento difícil da separação e seguir sua vida em busca da felicidade. E o melhor de tudo, soube aproveitar e divertir-se  muito mais que a grande maioria das mulheres. Acreditem, ela é um exemplo de libertação para todas nós! Não percam este adorável filme de Marion  Vernoux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário