terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Álbum de Família

Em minha opinião ''Álbum de Família"  é um exagero. Tudo é muito complicado como um novelão da Globo, ou como diziam antigamente, como um melodrama mexicano. Difícil encontrar  família tão problemática. E Meryl Streep como sempre se esmera em cada papel exótico que interpreta. Ninguém mais suporta a atuação "over" da dama de Hollywood! Desta vez me pareceu mais louca que  a mãe da Zerina, a vizinha da minha mãe, que teve muitos filhos, caminhava  com as costas formando ângulo reto com as pernas, cabelos nos olhos, descabelada e olhar abilolado. Ha! ela não fazia almoço, comia lanches do supermercado a vida inteira. Atravessava a rua sempre olhando para baixo. Um belo dia, foi atropelada! Não poderia ter sido diferente. A Violet (Meryl Streep) de Álbum de Família me faz lembrar essa senhora. Os personagens do filme são estereótipos,  exageros. John Wells, o diretor faz sua história baseada na novela August: Osage Count .
Tudo começa mal, com o casal que vive junto, mas que se odeia. Meryl Streep de início começa seu showzinho de interpretação para o espectador ficar chocado com a pobre personagem, quase careca, sofrendo com os efeitos da quimioterapia! Até pode-se pensar que é  por isso que se comporta como uma megera! Logo depois, Violet coloca sua peruca - à moda da mãe da Zerina - e vira um verdadeiro desastre! O marido, interpretado por Sam Shepard só podia cometer suicídio, com tal companheira de uma vida inteira. Violet  só tem  amargura, acusações e sarcasmo para dividir com os outros. Quase no final, revela - como se isso pudesse justificar sua maldade-  sobre  o triste dia em que recebeu de sua mãe como presente de Natal, um par de botas, sujas e rasgadas.   Nem o fato de Violet estar chapada, quando a tragédia se abate sobre sua família, justifica seu comportamento.  
Como ninguém é santo, quase todos sabem dos pecados do marido e da cunhada e ninguém nunca disse nada. Violet tenta dar uma de superior e finge que não sabe de nada, de tudo o que se passa na frente de seu nariz! Enfim a julgar por suas palavras, ainda se acha superior a todos os parentes. Diz que não precisa de ninguém, que se julga mulher liberada e dominadora, melhor e mais forte que todos. Os outros, coitados,  os parentes, em sua opinião são  fracos e covardes.
Três filhas, três problemas,  as atrizes estão ótimas. Desta vez gostei de Julia Roberts interpretando Barbara. É com ela que a plateia tem melhores possibilidades de se identificar. O marido de Barbara, interpretado por Ewan McGregor, já é o ex e a filha de 14 anos é a adorável garotinha que cresceu, Abigail Breslin- vocês lembram de Pequena Miss Sunshine? Problemas com o ex e com a filha tornam difícil a vida de Barbara que ainda precisa se dedicar à mãe. 
A segunda filha é a própria caricatura da cafonice, um exagero! Vocês lembram de Juliette Lewis em "Cabo do Medo" e outros filmes? Pois em Álbum de Família ela é Karen e está literalmente no bagaço. A própria Juliette tem apenas 40 anos! Observem o sorriso, os dentes, um horror! excesso de quilometragem, deve ser isso! Por mais que o personagem exija...
Enfim, para formar um enredo de novela mexicana, e muita canastrice o namorado de Karen, o cinquentão Steve ( Dermot Mulroney) assedia a garotinha de 14 anos! 
Para finalizar e completar o drama você precisa descobrir os podres da família, o segredo   que envolve a vida do sobrinho que se atrasa para o enterro. Segredo guardado a sete chaves, mas que, para muitos parentes não é nenhum segredo...
Não deixe de assistir a Álbum de Família e se escandalize também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário