domingo, 7 de fevereiro de 2016

O Filho de Saul

O Filho de Saul é um filme sobre o Holocausto. Aliás é o mais doloroso que existe sobre o tema. O diretor não permite dois minutos de descanso para o espectador. Do início ao fim , o horror está escancarado na tela. Se cada um pode interpretar à sua maneira,  entendo que Saul assiste abismado, ao assassinato de um menino, que se transforma em sua razão de viver e lutar. Fazia parte do grupo de judeus que era obrigado a participar da matança de seu povo, nos campos de concentração. Deveriam juntar cadáveres,  roupas, pertences e  partes dos corpos que sobravam após as dissecações. Tudo deveria ser incinerado. Não havia espaço para tantos corpos. Sempre chegava mais um caminhão cheio de judeus. 
Estas são as cenas que tomam conta do filme em seus 120 minutos de duração aproximadamente. O espectador jura que não vai suportar assistir à tanta violência, olha no relógio, o tempo todo. Mas o tempo pára!
Saul tenta esconder o corpo do menino para dar-lhe um enterro digno. Ali, ninguém era enterrado! Todos os pedaços de corpos nus eram cremados… O menino transforma-se no Filho de Saul, que pateticamente mantém e jamais se afastará de sua missão nesta vida de sofrimento, enterrar seu filho…. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário