quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Super 8

Na primeira cena de Super 8, o logotipo da Amblin, com a criança voando em uma bicicleta, carregando o ET nos fala que Super 8 só pode ser mais um bom filme com a participação de Steven Spielberg, que desta vez é um dos produtores. Óbvio que ET é inesquecível. E eu que terminei descobrindo há pouco tempo que quem amava mesmo os filmes de Spielberg era eu e não a Lucinha, minha filha... Fiquei um tanto surpresa... O fato é que Super 8 , dirigido por J. J. Abrams tem muito das mensagens de ET. Os personagens centrais são crianças. A história com seus ingredientes fantásticos mostra as crianças vivendo em um mundo separado dos adultos. São elas que compreendem melhor as situações e os problemas da família, as carências afetivas. Elas sabem das dificuldades dos pais em manifestar seu amor. E é através delas que os adultos se reconciliam com a vida e se tornam capazes de buscar e encontrar a felicidade.



O personagem principal é um menino. Martin é Gabriel Basso, um ator brilhante. A garota é Alice Dainard (Ellen Fanning). É verdadeiramente emocionante ver o olhar de Martin encantado com Alice, a menina de sua vida. Porém, os revezes estão à frente de todos. Alice é filha do homem que não foi trabalhar e foi substituído pela mãe de Martin justamente no dia do acidente que a vitimou. O momento é de luto e tristeza para Martin. Seu pai Joel Lamb (Joel Courtney) é o delegado e sente-se responsável por toda a comunidade. Não consegue dedicar-se inteiramente ao filho. Os quatro amigos filmam uma historinha de suspense e assassinato que se mistura com os acontecimentos do filme. Repentinamente o trem em alta velocidade entra na cena do Super 8, chocando-se com uma camioneta. Explosões, vagões e estilhaços explodem e saltam para todos lados. As crianças entendem que aquilo não é um simples acidente de trem. De fato, coisas estranhas passam a acontecer. Martin sente falta da mãe. Quando ele e Alice olham o video que mostra ele Martin - bebê - e a mãe brincando, entendemos a doce relação entre mãe e filho: - " O olhar dela sobre mim, me fazia sentir que eu existia , que era gente". O significado dessas palavras é tão bonito, como quando ouvi de alguém - há poucos dias - que as coisas adquirem valor a partir do valor que conferimos a elas. Você entende isso? É belíssimo! O olhar da mãe para o filho era muito especial e fazia com que ele sentisse que existia e que era alguém. De fato, Martin é especial. Tão especial que quando encontra a criatura do filme que vivia nos subterrâneos , impedida de voltar para casa - que nem o ET - faz com que ela pare de destruir, abra os olhos que parecem uvas e o ouça: - "Nem todos são maus". Embora pareça um tanto prosaico, é uma mensagem de paz e de amor e significa também que a partir de algum determinado momento cresceremos, nos tornaremos adultos capazes de fazer o bem e de continuar procurando a felicidade.

Um comentário:

  1. Quero muito assistir esse filme, desde que assiti ao primeiro teaser. Sou uma entusiaste de Spielberg e de tudo que ele dirige ou produz! Grande rsenha Prof!

    ResponderExcluir