domingo, 9 de setembro de 2012

O Legado Bourne ( The Bourne Legacy)

Em junho o ator Edward Norton esteve no Brasil para participar da  Rio + 20 como embaixador da ONU em assuntos sobre biodiversidade. Aproveitou para promover o filme de Tony Gilroy. "O Legado Bourne"  é inpirado na história de Robert Lundlum, por sua vez inspirada no livro de Eric Lustbader. A franquia consta de três filmes estrelados por Matt Damon, que contam a dramática experiência de Jason  Bourne. O filme de Gilroy vem precedido pela trilogia, o que não lhe retira o brilho. Damon mostrou o seu preparo físico em : "A Identidade Bourne" (2002), "A supremacia Bourne" ( 2004) e "O últimato Bourne" ( 2007). Sempre pensei que ele poderia ganhar a maratona correndo reto como um robô. Era justamente esta a idéia, deveria ser uma espécie de robô, ou de super-homem, pois tinha sido submetido a um misterioso experimento.
Tony critica o poder nos Estados Unidos, afinal, falar em criticar o poder na América fica meio estranho, considerando que a nossa realidade de latino-americanos não tem nada a ver com a do país de Obama. Lá sim, eles sempre estão às voltas com questões de espionagem, intromissões em países distantes, com bases em Manila ou Guantánamo, por exemplo. Desta vez Edward Norton é o superior de uma agência - parece a CIA - com tentáculos no mundo inteiro. Edward dirige essa agência, que deseja ascender a um poder que rivaliza com o  do próprio Estado.
Por mais politicamente correto que Edward Norton seja - ao defender a causa da biodiversidade-, na telona não é nenhum mistério! Não entusiasma nem as "retraites" ! Leia-se aposentadas! he! he! he! É bem sem graça! É o homem poderoso da agência que criou Bourne como uma máquina de matar e agora lança suas garras sobre o novo Bourne, Aaron Cross, estrelado por Jeremy Renner.  Aaron é agente secreto do governo, envolvido  no programa Treadstone. Os experimentos cientícos melhoram sua perfomance como ser humano, transformando-o em uma espécie de El Matador. Quando descobre que está sendo alvo de extermínio por parte da própria agência decide reagir, dando um basta naquilo tudo. Além de Jeremy Renner,  Rachel Weisz e Edward Norton você vai notar a presença de três senhores,  são os atores Stacy Keach, Albert Finney e Scott Glenn. Deus! como envelheceram ! Stacy Keach e Albert Finney ficaram horrorosos, tipo assim, excesso de quilometragem. Keach está mais para bolão e Finney segue o mesmo caminho. Mas Scott Glenn pelo contrário, está muito bem. Você lembra dele em "Os Eleitos"? O filme era tão bom que eu jurava que não era um filme, que eles eram os verdadeiros astronautas em um documentário. Pelo menos Scott Glenn está bem com seus 69 anos também.
Jeremy Renner é um ótimo ator que sempre é interessante rever. Além de "O Assassassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford" em sua filmografia constam " Guerra ao Terror", "Missão Impossível : Protocolo Fantasma"," Thor" e "Os Vingadores". Se as cenas de  perseguição são excitantes e eletrizantes, você vai amar a música. Preste atenção na cena final. é a mesma música da série de Matt Damon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário