domingo, 28 de abril de 2013

Atrás da Porta

O filme de Istvan Szabo é impressionante. Nunca vi igual. Trata-se da história de duas mulheres, patroa e empregada. Mas a relação entre as duas é muito especial. À distância, você poderia pensar que Emerenc, a empregada interpretada pela maravilhosa Helen Mirren é uma criatura exótica e abusada. Pode até ser... Mas você precisa conhecer o outro lado de Emerenc. A patroa, interpretada por Martina Gedeck,  acredite, teme a diarista.
Dividida entre a vontade de escrever e as obrigações domésticas, Magda decide contratar uma empregada.Tudo déjà vu, não é mesmo?
Você lembra a alcóolatra, aquela empregada, de cara fechada, a quem você não tinha coragem de cobrar nada? Com Magda, a patroa, tudo é muito parecido.
O fato é que Emerenc tem cada saída! Deixa a patroa perplexa! Representa o próprio sofrimento do povo húngaro, na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial. Em sua rispidez e simplicidade, Emerenc explica  para Magda a diferença de classe entre as duas.
- Na vida, existem os que varrem e os que mandam varrer o chão!
Quando, finalmente consegue desabafar com a patroa, relata uma vida tão trágica que só podemos rir. Não dá para não ficar estupefato ante o final de sua mãe e irmãzinhas gêmeas.
Aliás, o diretor Istavan Szabo não dá passagem para a pieguice. Tudo é tão cru, que o tragicômico nos convida ao riso. Até como uma forma de suportar  a dor.
Quem não lembra alguma criatura meio maluca, meio patética, que vivia fechada em casa? Que escondia algum grande mistério?
O fato é, que por amor, Emerenc sofre o maior preconceito, mas salva uma criança judia, assumindo uma maternidade que não é sua. Por amor à sua bezerrinha, Emerenc come o pão que o diabo amassou. Embora adulta, lembra uma criança, quando alcança para Magda a malinha para enterrar seu gato.
Você lembra a menina que colocou o pintinho na merendeira, quando ele morreu, e guardou-o no quartinho dos fundos? Como muitas crianças, Emerenc ainda está aprendendo a lidar com a morte.
Apesar das diferenças, patroa e empregada aprendem o respeito mútuo. Magda, finalmente amarga os tristes acontecimentos que permitiram que ela provocasse a morte pelo simples amor, enquanto Emerenc, tinha devolvido a vida também pelo simples amor.
Não perca este filme emocionante, ame Emerenc e Magda como o diretor as amou. Divirta-se com a rebeldia de Emerenc quando protesta contra a patroa cobrindo o rosto com um paninho branco!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário