terça-feira, 25 de março de 2014

Pelos Olhos de Maisie


Pelos olhos de Maisie é um filme emocionante que nos remete ao passado. Como o tempo voa ou somos nós que voamos com o tempo, lembro o verso de Rainer Maria Rilke: " ó saudades dos lugares que não foram bastante amados na época passageira, quem me dera devolver-lhes o gesto esquecido, a ação suplementar..." E os filhos teriam sido bastante amados na época passageira? Maisie que o diga. Em sua infância, passou de mão em mão, como se fosse um peso para pai e mãe. E houve até o dia em que foi esquecida na porta da escola...Os atores que fazem os pais são conhecidos e famosos, Julianne Morre e Steve Coogan, que interpretam respectivamente a roqueira Suzane e o curador Beale. Lembram-se do jornalista de Philomena? De fato, ele  está muito diferente!

O filme é baseado no romance de Henry James, de 1897 e conta a vida de Maisie cujos pais não se entendem e brigam de maneira irresponsável na frente dela. Tudo se desenrola através do olhar da criança, que deveria ser cuidada por pai e mãe. Irresponsáveis,fogem de suas responsabilidades delegando obrigações para outros, ou para os primeiros que aparecem.
O olhar da menina impressiona. Ela obedece, não chora, não reclama, muito menos faz cena de birra. Escorre apenas uma lágrima quando  percebe o abandono e a falência de pai e mãe. Suzane e Beale de fato são criminosos e deveriam perder a guarda da filha, o que não ficamos sabendo. Porém como nem tudo está perdido, na vida de Maisie, surgem pessoas doces e meigas, capazes de fazer circular o amor entre elas. O insólito grupo de três pessoas solitárias, a babá, o segundo marido da mãe e Maisie à revelia do que é estabelecido como a família normal, sem autorização de juiz, sem interferência de pai ou mãe, se unem e formam a família alternativa. 
Observe a doçura do olhar de Maisie, a ternura do pai "step" - lindo de morrer! - e da babá!
Sinta que quando os três se encontram o mundo muda, a paisagem se torna mais bela, a música mais alegre e suave. Sinta a mão que aperta a mão da criança com uma promessa de um futuro mais seguro e feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário