domingo, 17 de janeiro de 2016

A Grande Aposta

Para gostar de "A Grande Aposta" seria importante entender de finanças e do mundo dos negócios. Mesmo não correspondendo a nenhum desses itens, gostei do filme. O elenco é de primeira, inclui Christian Bale, como o excêntrico Michel Burry, dono de uma empresa de médio porte que depois de ler profundamente sobre o sistema imobiliário americano, chega à conclusão que tudo vai desabarar. A história é verdadeira e aconteceu em 2007. Até nós brasileiros, sabíamos que nos Estados Unidos, qualquer um sem sequer comprovar renda conseguia um empréstimo para comprar um imóvel. Todos acreditavam na estabilidade do sistema. Como ideia geral o diretor mostra que a fraude existe no mundo inteiro, não é apenas no Brasil. Na terra dos dólares não é diferente. Se milhões de americanos, nesses anos, ficaram na pobreza, muitos investidores levaram vantagens. 
É desse rolo todo que o diretor trata, com "timming", e uma certa eletricidade. Para o espectador não ficar tão bobinho, sem entender grande coisa, ele faz analogias, com ingredientes de cozinha. O Grand Chef de cozinha mostra, que os títulos podres que o grupo adquire, são como o peixe na cozinha, se não for comprado e consumido, tudo é misturado. O peixe, antes fresco e genuíno transforma-se numa sopa, que será servida, quem sabe no dia seguinte. Assim, Michel Burry consegue comprar a ''famosa sopa podre'', que ganha um nome novo no mercado e é uma aposta de seguro a descoberto! Ou seja se houver inadimplência, ele, Michel Burry, o comprador dos títulos podres, levará a melhor.

No desenrolar da história, outros investidores percebem o mesmo, o diretor nos mostra Ryan Gosling, como o corretor Jared Vennett. Aliás, o que houve com o charme de Ryan Gosling. Sumiu? que nem o dinheiro? Acho que sei, ele deve ter colocado placas dentárias, para ficar com dentes lindos, não foi o que aconteceu. E o cabelo e a barba? Pintados , credo! que desastre! Será que o personagem exigia tal transformação?
Steven Carrel está ótimo como o corretor nervoso, Mark Baum, que só ouve a si mesmo. Não sabe e não quer ouvir o que seus colegas falam. Além do que nega-se a falar de seu mais recente problema psicológico, enfrentar a morte do irmão. 
Finalmente conseguimos ver Brad Pitt, uma graça! Fazendo o investidor de Wall Street aposentado, que ajuda dois espertos iniciantes, que também querem se dar bem, sem terem a menor consciência que tudo aquilo poderia prejudicar sua próprias famílias
Não perca este filme inquietante e divirta-se com o visual de Christian Bale,  que não dá a mínima para placas dentárias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário