domingo, 10 de janeiro de 2016

Diplomacia

Diplomacia é um filme sério, conta a história verdadeira do que aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, quando o general nazista Dietrich von Choltitz prepara-se para cumprir as ordens de Hitler e destruir Paris. O relato é impressionante e as atuações de Niels Arestrup, o nazista, e André Dussolier, o diplomata, são impecáveis. 
Tudo o que o espectador pode sentir, além de observar o quarto de hotel onde o  general está hospedado, é a paisagem de Paris à noite e quando a escuridão do céu vai sendo iluminada pela aurora, tudo também simbolizando o final que todos conhecemos.
O general e o diplomata iniciam um diálogo, que se estende por toda a noite e por todo o filme. De início, Choltitz é o perfeito nazista, cruel, insensível, não  cansa de afirmar que somente cumpre ordens. Em muitos filmes se pode observar a falsa cegueira dos nazistas que dizem estar cumprindo ordens. Lembram de Kate Winslet em O Leitor? Hanna Schmitz, a personagem justificava o fato de ter fechado a porta da igreja, permitindo que dezenas de judeus fossem queimados vivos, simplesmente porque cumpria ordens. Triste e abominável comportamento... 
O horror quase se repete, não fosse a genialidade do diplomata. O ator, André Dussolier é soberbo, fiquei magnetizada e emocionada. Você consegue imaginar se os desígnios de Hitler tivessem sido cumpridos? 
A habilidade do diplomata aos poucos vai minando o duro general, titubeante e inseguro, chega o momento em que o próprio nazista resvala em sua suas convicções, criticando o Fuhrer, revelando para o cônsul, que após e sua chegada em Paris, Hitler teria baixado uma ordem para prender executar sua mulher e filhos se ele não denotasse as bombas nos principais prédios e monumentos. 
Quando Choltitz confessa seus planos, percebemos que nos dias atuais a Cidade Luz pode estar passando por momentos semelhantes, sabe-se lá que planos podem estar sendo germinados em mentes perversas…
Depois que você assistir ao filme, diga-me, tudo o que Raoul Nordling (André Dussolir) promete para o general nazista,  no sentido de retirar sua família da Alemanha era blefe? Enfim a realidade mostrou a grandeza do diplomada, quando este entregou sua medalha para Choltitz, após os dois anos de prisão do general. Observem, o ponto alto do filme é quando o nazista sente-se sufocado devido à asma, e Nordling lhe alcança os medicamentos. Chotitz lhe pergunta:
- Porque você não me deixou morrer? Ao que Nordling replica, eu trabalho com a vida, não com a morte!
Anote, este filme é obrigatório em sua agenda! Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário