domingo, 11 de julho de 2010

A Saga Crepúsculo: Eclipse

Desta vez todos estão atentos: jovens e suas mães, homens e quem sabe até avós concordam sobre o magnetismo do vampiro. Lindo, estonteante e sedutor temos apenas um vampiro, Edward. Afinal, o único vampiro com olhos e sobrancelhas de fazer qualquer mulher desmaiar ou tirar a roupa é Edward.

"Eclipse" não avança muito no relacionamento entre Edward e Bella. Ele continua muito pálido, com lábios avermelhados, com aquele olhar animal, de gavião predador e olhos sombreados por espessas sobrancelhas. A câmera não cansa de focar o rosto de Edward, seus gestos carinhosos envolvendo a jovem. Observadora, a mãe de Bella percebe a atração entre os dois. Edward está sempre pronto a jogar-se na frente de Bella para levar um tiro se for necessário, tudo para defendê-la. Faz qualquer tipo de sacrifício em nome amor. Os dois são como ímas, que se atraem.

Edward, o vampiro possui o beijo mais sensual do cinema. É melhor que chocolate. As mulheres pagariam para serem beijadas por ele. Acreditem. (Leiam o Merten no Estadão de 28 de junho de 2010). Mas o público pede mais envolvimento. É verdade, para desespero da platéia, Bella alternadamente cai nos braços de um e de outro, de Edward e de Jacob, o Lobo. O Lobinho é sarado, parece mais jovem que Edward. Surge invariavelmentge sem camisa. À título de piada, Edward lhe diz que vista uma camisa pelo menos. Se Edward atrai pela brancura e brilho da pele, pelos olhos tentadores, Jacob atrai a meninada pela barriga de tanquinho.

Taylor Lawtner, o Jacob é musculoso, bonito, mas sua beleza é rude. Notaram o nariz? Desfavorece aquele rosto moreno...Jacob é puro instinto.

Bella precisa decidir se aceita o calor da alcatéia ou uma vida eterna ao lado de Edward. Rosalie interpretada por Nikki Reed, reflete com amargura sobre a condição de ser vampiro. Ela era a mais bela jovem da cidade quando teve o encontro fatal com um bando desordeiros, que a violentaram e abandonaram à morte. Acidentalmente Carslile a vampirizou. A bela Rosalie foi condenada à uma vida eterna, destituída de qualquer possibilidade, sem futuro. Para o eterno o tempo deixa de interessar, não existe passado, nem futuro.

Edward não cumpre o seu "fado", não cumpre o destino para o qual foi criado. Como vampiro ele se reprime e transforma-se no transgressor. Os vampiros recém criados cumprem seu destino, matam por sangue. Edward nega-se a transformar a sua Bella em vampira. Sabe das consequências de seus atos.

A "Saga do Crepúsculo" é uma história de amor irrealizável, como Romeu e Julieta. Não deve, nem pode ser concretizada para não quebrar o encanto! O enredo, os perigos, o sofrimento, tudo é motivação para a trama desenvolver-se entre o trio amoroso. O desfecho precisa ser negado, sob pena de encerrar a saga.

Assim, Bella, indecisa, não sabe bem com quem quer ficar. Edward sob a condição de homem frio, pode condená-la a um amor eterno sem possibilidades humanas de realização. Jacob, o Lobo, representa os instintos selvagens, pode aquecer Bella em seus braços, mas nunca vai deixar de ser a fera.

Assim, o melhor mesmo é que - apesar do desejo de mães e filhas - a relação entre Bella e o vampiro não se concretize. Bella não deve correr o risco de ser ferida, representa a beleza e a pureza da donzela, é a Julieta do século XXI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário