domingo, 27 de março de 2011

Cópia Fiel (Copie Conforme)

Filme difícil, atriz maravilhosa. "Cópia Fiel" é estrelado por Juliette Binoche e dirigido por Abbas Kiarostami. O ator William Schimell impressiona menos, faz um escritor, de cabelos grisalhos, que lança seu livro em Florença. O escritor chama-se James Miller, Binoche é Elle, uma mulher que se interessa pelo tema do livro, arte. Ambos partem para a região da Toscana, Elle quer conhecer as verdadeiras idéias do escritor, e também o seu íntimo. Não consegue esconder do filho sua paixã0 por James Miller. "Cópia Fiel" é um filme com muitos diálogos e pouca ação. A Toscana é vista em cenas belíssimas, pátios, ciprestes, obras de arte e a paisagem distante, verdejante e enevoada. Não consigo identificar os lugares. Lembra a região de Assis. Ela o leva a Lucignano.


Dentro do carro, o escritor alerta que podem viajar, desde que ela o traga de volta para que possa pegar o vôo das 21 h. Assim meio que sequestrado pela bela, os dois partem em discussão sobre arte. O tema é: a ''Cópia Fiel" é tão válida quanto o original? Elle exemplifica com o desenho de uma mulher, localizado em um museu. Foi considerado a cópia perfeita. Reproduzia um afresco romano. O original estava em Herculano. Mas a cópia foi útil para tornar famoso o lugar onde se encontrava e podia perfeitamente substituir o original. Ela discorre sobre as vantagens da cópia. Sua amiga preferia bijouteria porque dessa forma não precisava preocupar-se com as jóias. Afinal, não eram verdadeiras. Eu pelo menos não concordo. As minhas tartaruguinhas - que mexem as cabeças e parecem vivas- não possuem valor monetário, são como bijouterias, mas estão no lugar nobre de minha estante. Não as troco por nenhuma obra de arte.

O casal discute sobre as verdadeiras obras de arte. Têm início pequenos atritos entre os dois. Elle se emociona com uma escultura que retrata uma mulher com a cabeça apoiada no ombro de um homem. O escritor discorda, afirma que sente vergonha por ela apreciar uma obra que para ele não possui valor algum. Elle aborda um casal para saber a opinião deles sobre a obra. O homem, mais velho, sabiamente aconselha o escritor a ser mais carinhoso e presente. Diz que tudo o que Elle deseja é apoiar a cabeça no ombro dele. Bastaria protegê-la colocando a mão sobre o ombro dela. Um simples gesto que possui tanto significado para as mulheres... Elle nunca esqueceu o dia em o ex marido deixou de fazer isso, manteve-a afastada e de braços soltos ao caminharem, mesmo que lado a lado. Para as mulheres esse é o grande sinal da rejeição do homem.

Enfim o casal começa a se descobrir ou se redescobrir? O escritor seria a ''Cópia Fiel " do ex marido? Afinal, ela está viajando com o escritor ou com o ex marido? No restaurante, antes do jantar fora de hora, Elle vai ao banheiro e se produz para ele. Pinta os lábios de vermelho, coloca longos brincos. Cego com uma " Cópia Fiel" do ex, o escritor preocupa-se apenas com a má qualidade do vinho. De mau humor não sensibiliza-se com o casal de noivos que festeja o matrimônio na igreja. Apesar de distante ele ainda está ali. Segue-a quando entra no pequeno hotel onde passaram a lua de mel. Ela deseja redescobrir seu amor. Ele vai ao banheiro. Porque o espectador precisa participar do ato de urinar do personagem? Deus me livre! porque precisamos assistir o cara mijando? Hah sei! Kiarostami termina o filme bruscamente, deixa tudo se resolver na cabeça do espectador. Sei, no exato momento da urina ele redescobre que precisa voltar para a mulher amada! Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário