quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Refém de Ilusões

"Refém de Ilusões" é um filme argentino dirigido por Eliseo Subiela. Daniel Fanego interpreta Pablo, um escritor e professor de 60 anos, que cria personagens tão verdadeiros quanto a história sangrenta da didatura militar na Argentina. Os fantasmas dos argentinos mortos, desaparecidos e assassinados batem à porta do escritor. Desesperados, voltam vida com seus males e suas dores, clamam por vingança e justiça. Mas somente o autor conhece o destino que pretende dar a seus personagens.
Repentinamente Pablo sai da ficção e entra na vida. Encontra Laura (Romina Ricci) uma ex-aluna dos tempos da Faculdade, que na época estava apaixonada por ele.
Laura é cheia de vida, dedica-se intensamente a seu novo amante-professor. Os dois vivem intensamente seus dias e noites de paixão tresloucada. Apesar da dedicação à amante, Pablo não pretende oferecer-lhe mais nada além de outras e outras noites de amor. E daí? Um amante pode ser tão limitado quanto um marido? Alguém entusiasmou-se pelo amante de Marguerite Duras, no "Amante", com aquele enorme complexo de inferioridade do colonizado? E que também nunca conseguiu oferecer mais nada à sua amante senão banhos e depois... cama?
Se os problemas de Laura fossem apenas esses ainda suportaríamos sua história de amor que terminaria em zero. Pablo jamais trocaria sua esposa pela amante! Pior, o fantasma que paira sobre os argentinos sombriamente toma conta de Laura. Pablo descobre que ela desapareceu, teve um ataque psicótico. Mas como, asssim? De repente a desculpa é o desequilíbrio de Laura?
Em cenas anteriores a vemos feliz, brincando e debochando dos milicos que vivem marchando, batendo continência, tocando tambor, corneta e cantando hinos à Pátria defronte à sua sacada portenha (bem pequeninha). Laura odeia os milicos. Apenas ela? Laura odeia o autoritarismo. Apenas ela?
Em algum momento a personagem desconfiou de seu pai, um coronel que aposentou-se após a Guerra das Malvinas? Todos sabem que muitos filhos de prisioneiros desaparecidos foram adotados por militares... Laura estaria no meio dessa vergonha? desse absurdo? Como se sente um filho adotivo de pais desaparecidos adotado pelo próprio torturador? Você algum dia pensou nisso? O horror e o paradoxo só poderiam trazer o inferno para essas crianças, que hoje teriam a idade de Laura...
"Refém de Ilusões" discute, insinua e devolve ao espectador a barbárie da ditadura militar na Argentina. De fazer pensar e deixar-nos arrepiados e apavorados. Os fantasmas que perseguiram as mães da Praça de Maio ainda assombram argentinos e brasileiros, acreditem... Brasil e Argentina são países irmãos, mais ainda nestas tristes lembranças que teimam em voltar em "Refém de Ilusões". Óbvio sofremos dos mesmo males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário