quarta-feira, 6 de junho de 2012

Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador é mais um filme em que o diretor tenta superar os Irmãos Grimm. Até hoje ninguém conseguiu. Porém, a versão de Rupert Sanders, com Charlize Theron como a madrasta malvada e Kristen Stewart como a Branca de Neve,  é muito interessante. O "X" da questão é o fato da beleza humana não ser eterna. Tudo tem início  como a verdadeira história de Branca de Neve. A rainha mãe fere o dedo com a agulha de seu bordado. Caem três gotas de sangue sobre a neve. A mãe deseja que sua filha tenha a pele branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e o cabelo preto como o ébano. Nasce Branca de Neve. Após a morte da mãe, o rei apaixona-se - no filme- por Ravenna, uma loura estonteante (Charlize Theron), que transforma-se na rainha má. Branca de Neve fica prisioneira na torre, enquanto a rainha malvada pergunta ao espelho: - " Espelho meu, espelho meu! Existe mulher mais bela do que eu?" Pois não é que o único mentiroso nesta nova versão é o espelho? Óbvio na disputa por beleza entre Charlize Theron e Kristen Stewart, a Branca de Neve, perde para a beleza de Charlize. De início o espelho até diz a verdade, mas depois, fiel à história original, afirma  que existe sim, uma princesa mais bela que a madastra Ravenna.

Rupert Sanders até que tenta, ilumina o rosto de Branca de Neve, escurece seus cabelos e pinta seus lábios de vermelho. Porém  esqueceu de escurecer os cabelos da garotinha que faz a Branca de Neve - criança.

Porém, Kristen Stewart está bem como uma Branca de Neve moderna, lutadora, uma espécie de Joana D'Arc ou Santa Bárbara. "Branca de Neve e o Caçador" segue a  trilha de "Crepúsculo"  na maneira de filmar e nos recursos de tecnologia, que fazem seres, figuras ou animais  se despedaçarem em mil e um pedaços de pequenas formas que explodem na tela. O público adora os novos recursos digitais. O espelho montado por computador possui um homem por trás e o vulto parece esculpido em ouro, que reflete a figura da rainha malvada e se derrete logo em seguida. A Floresta Negra simbolizando  o mal e os maus sentimentos, tudo o que o ser humano precisa enfrentar e superar para crescer, é mais uma criação das novas tecnologias digitais. Ali, os mais terríveis monstros são criados por computador.

A luta de morte entre Branca de Neve e a rainha, além de representar o bem contra o mal, pode significar uma possibilidade de crescimento para a adolescemnte Branca de Neve, que simbolicamente precisa matar a mãe para crescer, superá-la em beleza  e capacidade de enfrentar o mundo.

A princesa Branca de Neve possui segredo e poderes, um deles é o da vida eterna, que a rainha malvada deseja usurpar. Os sete anões são regenerados pela adorável menina. Seu grande poder é o segredo da vida. Se o feitiço que garante eterna juventude e beleza à rainha foi feito com o sangue de Branca de Neve, poderá ser desfeito com o mesmo sangue.

Nesta versão, Branca de Neve tem à sua disposição dois pretendentes, um deles foi contratado para acabar com sua vida, mas apaixonou-se por ela. É o caçador (Chris Hemsworth) um viúvo atormentado pela morte da esposa. O outro é um amigo de infância que de fato deseja  recuperar o reino destruído pela rainha má.

Desta vez, ainda é o beijo do príncipe - caçador-  que, mesmo nào tendo vindo montado em um cavalo branco, quebrará o encanto e restituirá Branca de Neve à vida. O retorno da guerreira não é para o casamento das mil e uma noites e do viveram felizes para sempre. De volta à vida, Branca de Neve restabelece a ordem , até os anões voltam a ser sete.

O retorno de Branca de Neve é para a batalha final que retomará o castelo usurpado por Ravenna.  As cenas de luta são belíssimas. As filmagens contaram com inúmeros cavaleiros, veículos rastreadores e helicópteros. O filme transforma-se num épico,  por suas cenas de batalha.

Em sua luta final, Branca de Neve é atualizada , alinha-se às mulheres modernas que não consideram apenas o casamento como o objetivo final de suas vidas. Nem o príncipe é o mancebo, jovem e inexperiente, mas um viúvo, sofrido e amadurecido, como sói acontecer no cotidiano de vida de muitas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário