domingo, 14 de outubro de 2012

Os infratores

John Hillcoat dirige "Os Infratores", um filme envolvente, violento, que oferece tudo que você busca no cinema. Não é exatamente uma nova versão do faroeste porque o herói não é um solitário e não parte sozinho no final, em busca de novas aventuras. A história é verdadeira e conta a vida de três irmãos, Forrest, Howard e Jack. Estados Unidos, 1929, estamos em plena Lei Seca. Óbvio, os heróis são os três irmãos Bondurant. Aliás os três viveram a lenda e o próprio Forrest acreditava que eram imortais. A história foi escrita por Matt Bondurant, neto de Jack. O livro chama-se Wettest County in the World. John Hillcoat afirma que sua inspiração veio dos filmes que assistia quando adolescente , " Meu Ódio será tua Herança" , de Sam Peckinpack e "Uma Rajada de Balas" ou "Bonnie &  Clide", de Arthur Penn. Eu completaria a lista com "Caçada Humana", do próprio Arthur Penn,  com Marlon Brando. Os diálogos vem do próprio livro de Bondurant.
Filmes como os clássicos dos anos 60 e  "Os Infratores" despertam verdadeiro turbilhão no espectador, algo  indescritível. Deve ser essa a razão que explica nossa paixão pelo cinema. John Hillcoat conta uma história de pessoas comuns que as circunstâncias colocam no limite. O drama familiar fica implícito nas relações entre os três irmãos. O mais velho, Tom Hardy - o Forrest- é instigante, olhar duro, intenso, de meter medo e boca belíssima, deixa o próprio Tom Hardy para trás. Dá para entender? A ficção sempre é mais bela e emocionante que a realidade. Por outro lado, você consegue imaginar Forrest como o monstro Bane que batia em  Batman (Christian Bale) em " O Cavaleiro das Trevas Ressurge" , acredite, é o mesmo ator! 
Jack , o caçula, tem  um modelo de perfeição a ser seguido, o próprio irmão mais velho. Para os menores, o irmão mais velho sempre é mistério e adoração. Jack (Shia LaBeouf)  não foge à regra. Todas as suas açóes tem por objetivo transformá-lo em alguém, no mínimo muito semelhante ao irmão em termos de coragem e valentia. Ou quem sabe? Jack se atreve a ter o sentimento de conseguir superar o irmão? Mesmo quando está impreganado desse desejo, mantém intactos  o amor e adoração pelo irmão mais velho. Defeitos no irmão? Jack, não enxerga,  ninguém vê. Tanto que todos acreditam piamente na imortalidade do trio que escapou tantas vezes da morte. Howard  ( Jason Clarcke) o irmão do meio, talvez seja o que mais sofre. Como Forrest, Howard, não fala muito,  é incondicionalmente fiel à família. Prefere distribuir estrondosos socos no inimigo, para deleite do espectador.
Os ingredientes de violência são da própria história dos americanos. Sadismo e maldade tudo é incorporado no inspector corrupto Charlie, vivido por Guy Pearce. Charlie é enviado pela máfia de Chicago para  sufocar o sucesso dos irmãos Bondurant. Para completar o charme e interesse deste belíssimo filme temos a presença de  Gary Oldman, como o famoso gangster Floyd Banner. " Os Infratores" conta ainda com a presença de personagens muito doces, Mia Wasikowska, como a namorada de Jack e Dani De Haan, como o esperto amigo de infância  que descobre o carro a álcool! Finalmente, a bela Jessica Chastain tem  Faye Dunaway  de "Bonnie and Clide" como o modelo a ser seguido nesta recriaçâo dos grandes filmes do cinema .

Nenhum comentário:

Postar um comentário