quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Caça

A “Caça” é a alegoria da situação vivida pelo personagem do professor de uma escola infantil, na Dinamarca. Lucas é vivido por Mads Mikkelsen. O ator está irreconhecível como o professor Lucas. Mads Mikkelsen interpretou o vilão Le Chiffre, em Cassino Royale, um financiador de terroristas internacionais. A marca de Le Chiffre era o olho pingando lágrimas de sangue. Muito, muito asqueroso!
Lucas, ao contrário, é um doce. Tem um cabelo liso, lindo, lindo. Não é sem razão que a colega o convida para um encontro amoroso. Lucas vem de um casamento fracassado. Deseja refazer sua vida e recuperar o amor e a convivência com o filho Marcus.
A vida de Lucas vira um caos quando Klara, uma aluna de cinco anos diz para a diretora da escola que o professor lhe mostrou seus órgãos sexuais. O diretor Thomas Vinterberg nos faz ver,  como um caso delicado pode desandar para falsas acusações e condenações por antecipação. A falsa acusação ou acusação sem as devidas provas irremediavelmente arruína a vida de Lucas.
O tema que acaba com muitas vidas tem sido abordado no cinema. O clássico é “The Wrong Man” (O Homem Errado), de Alfred Hitchcock, 1957, em que Henry Fonda é confundido com um assaltante e condenado. A “Caça” mostra também a paranóia que toma conta das pessoas, na Dinamarca, ou em qualquer outro lugar do mundo, quando se trata de abuso infantil. Tanto a diretora da escola, como psicólogos, professores e policiais precipitam-se em acusações, sem maiores provas. Partem do pressuposto que a criança é naturalmente boa, que não mente. Não percebem que Klara ( Annika Wedderskopp) é uma criança que se constrói na relação com as coisas e com as outras pessoas. Sente ciúmes, sentimento completamente irracional. Não é nenhum anjo. Mente, mistura tudo em sua cabecinha de criança, sem perceber a gravidade da acusação. Klara é fruto de um meio familiar disfuncional e de um grupo social desequilibrado. De fato a menina não tem a menor consciência do mal que causa, e seus pais não estão preocupados com isso. Encontram o problema e se jogam no abismo e na escuridão. Klara é fruto de um ambiente confuso formado por pessoas que embora pareçam evoluídas, são grosseiras e preconceituosas. Lucas é julgado por antecipação. Thomas Vinterberg alterna cenas em que Lucas - cumprindo um ritual dinamarquês - vai à caça, com cenas em que o próprio Lucas é a “Caça". Os dinamarqueses caçam veados, o que por si só escandaliza qualquer ser humano que se preocupe com a sustentabilidade e com a defesa da vida. Lucas é como o veado, que ele mesmo mata. O animal olha para o espectador pela última vez, traído pelo silêncio e surpreendido pela a própria morte.
Nada apaga a injúria e a difamação. Você lembra o caso da Dra. Karla Kothe, em Porto Alegre?  Poderia ser o mesmo de Lucas...
Muito estranho no final, não aparece a frase que acalma e ao mesmo tempo nos emociona:
Nenhum animal sofreu maus tratados durante as filmagens.
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário