terça-feira, 8 de abril de 2014

Gaiola de Ouro

Gaiola de Ouro é um filme leve e adorável, do diretor Ruben Alves. Portugal em crise exporta mão de obra para a França. Por isso mesmo, os brasileiros que visitam Paris, se sentem solidários com  estes trabalhadores que falam português, como se fossem de casa. Pura imaginação, um Atlântico e muita colonização nos separam. 
Enfim, Maria (Rita Blanco) e seu marido José Ribeiro (Joaquim Almeida) trabalham em Paris. Ela como síndica e ele como zelador. A atriz está ótima como a funcionária perfeita, que cuida de todos os moradores do prédio e conhece as necessidades de cada um. O marido é a mão direita do patrão,   trabalha em qualquer horário. Está sempre pronto para pegar no batente. 
Até o dia em que recebem a notícia que são herdeiros de uma fortuna deixada pelo irmão que os abandonara na Rua da Amargura. 
Gaiola de Ouro fala sobre o lado bom da vida em família, mesmo com seus altos e baixos. Fala dos sentimentos de amor- admiração, misturados à necessidade de explorar e enganar o outro. De usar nem que seja o próprio irmão, em benefício próprio. Tudo isso contado com muito humor e perspicácia. 
Português de Portugal, Ruben Alves diz de pessoas que não perderam suas raízes, sobre portugueses que acima de tudo amam a sua terra,  belíssima por sinal e que têm a oportunidade de reacender esses sentimentos.
Eu, quem sabe você, ou quantos outros perdemos nossas raízes. Deixamos tudo para trás! Não sobrou nada a não ser lembranças. Você voltaria? Resposta difícil, mas os acontecimentos do filme são incríveis! Mais ou menos como ganhar na loto! 
Como quase sempre acontece, em briga de família, em geral acontece o contrário! Um dos irmãos pode muito bem sair de mãos abanando do negócio familiar. 
Por isso mesmo, assista aos incríveis acontecimentos e divirta-se. Preste atenção na deliciosa apoteose familiar no final.

3 comentários:

  1. Gostei da forma gostosa que escreveu sobre um filme leve e adorável. Vai pra minha lista de filmes, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme, mas deve ser interessante. Lembrei da Alice que fazia nosso café no Saint-Germain. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mana eu também lembrei da Alice. Se estiver em cartaz deves assistir, beijinhos da Doris Maria

    ResponderExcluir