sábado, 31 de janeiro de 2015

Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo

“Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo” provoca um grande mal estar. Não é sem razão que minha filha Lucia sempre me diz que não gosta ver histórias verdadeiras no cinema. Por alguma razão elas estão ali, e quase sempre a história é pesada. Desta vez é óbvio, faz jus ao título do filme.
Steve Carell está incrível como o desequilibrado milionário John duPont. Mais incrível ainda é o jovem Mark Schultz (Channing Tatum), campeão olímpico de luta greco-romana, acreditar na história mal contada de duPont. É verdadeiro que o campeão tinha problemas de relacionamento, sonhava muito alto e acreditou que as intenções do milionário eram louváveis. Porém não demorou muito tempo para ver que tudo aquilo era uma grande encenação.
DuPont é caracterizado de uma forma tão desagradável que chega a ser grotesco, um pouco gordo, pálido, mole e flácido, provoca nojo no espectador, que fica fascinado pelo horror de seus dentes mal cuidados. DuPont só não enganava a mãe, interpretada pela belíssima Vanessa Redgrave.
Para completar a sucessão de desgraças, Mark consegue arrastar o irmão, David para o ninho da cobra. Imagine que tudo vai terminar muito mal, e de fato a desgraça terá que se anunciar.
O diretor não cita abertamente, mas você notou que era um filme sem mulheres? Todos aqueles homens e nenhuma mulher? O centro de esportes de duPont seria uma forma também de aliciar jovens, belos e musculosos? Você notou que chegou um momento em que Mark, além de beber, cheirar cocaína, tudo ensinado pelo mestre de Foxcatcher,  encarregava-se de um trabalho mais íntimo de fazer a barba e cortar o cabelo do chefe? Como se fizesse outros favores? O diretor mostra um mundo cínico e decadente de causar dó!
Outras cenas que mostram um mundo masculino são os momentos do encontro entre os dois irmãos. Mark Ruffalo, o David,  está ótimo como o irmão mais velho, protetor e instrutor de Mark, forte no braço, mas frágil no caráter. Os gestos do abraço entre os dois irmãos lembram uma reencenação da Pietá de Michelangelo, como se David abraçasse um irmão irremediavelmente perdido e fadado ao fracasso.

Prepare-se, não deixe de assistir e fique chocado sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário