quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

72 Horas (The Next Three Days)

Russel Crowe passa a sensação de credibilidade. Os diretores quase sempre reservam o papel de herói ao ator, mesmo que tenha de enfrentar causas perdidas. Carismático e fortão com doces olhos azuis, assim é o John Brennan de "72 Horas". Por isso tudo, a platéia não acredita que as coisas possam dar errado para os personagens de Russel Crowe. Apesar dessas sensações a vida do casal Brennan se transforma em verdadeiro inferno.

O professor John Brennan (Russel Crowe), sua mulher Laura (Elizabeth Banks) e o filho de 6 anos George ( Brian Dennehy) levam uma vida pacata, em Pittsburgh. Alguém bate à porta, o casal cuida dos afazeres da casa, da educação do filho e faz a foto diária da família, planejada para acontecer nos próximos 10 anos, até George completar 18 anos. Um bando de policiais entra na casa, com truculência, sem grandes explicações prende Lara acusando-a de assassinato.
Paul Haggis, o diretor, faz um triller movimentado, com muita ação e suspense. O drama se desenvolve em Pittsburgh, uma cidade moderna e high tech. O cenário é o de uma arquitetura contemporânea, destacando-se também o pós-modernismo de Michael Graves no "sky line".

Laura é acusada de assassinar sua chefe, com quem havia discutido. Todas as evidências a condenam. Estava na cena do crime, suas digitais estão na arma do crime e sua roupa está manchada com sangue da vítima. Brennan não precisa perguntar a ninguém para saber que sua mulher não é uma criminosa. Assim como as 72 horas de UTI em que os pacientes correm risco de vida, ele tem seu tempo reduzido a 72 horas para salvar sua família.

Paul Haggis mostra o papel do acaso. Por mais que um homem tente e consiga modificar a realidade, com vontade inabalável e crença em vencer o impossível, a vida de cada um é definida por momentos, principalmente os inesperados, regidos pelo acaso. A força interior de Brennan faz com que ele jure a sua mulher que a vida dos dois não continuará assim, ele cuidando do filho enquanto ela permanece presa, acusada injustamente. Ele não parece pertencer a este mundo, quando opta por viver do outro lado, como um fugitivo, capaz de quebrar todas as regras de cidadania.

Mas o diretor mostra também, a incompetência da policia, encarregada de reunir as provas que condenariam ou inocentariam Laura. Como portadores de "déficit de atenção", os policiais não conseguem enxergar o que está a sua frente.

Assim, Brennan deve atentar aos conselhos de Damon, o homem que conseguiu fugir sete vezes ( Liam Neeson) da prisão. Brennan terá que ser capaz até de matar, ou derrubar velhinhas em sua rota de fuga. Enfrentar os mais perigosos momentos. Se não for capaz de ir até o fim, o melhor será desistir antes, nem sequer tentar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário