sábado, 18 de dezembro de 2010

Oceans

"Oceans", o filme de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud está novamente em cartaz no Artplex. Lembram do Festival do Cinema Francês em junho de 2010? Escrevi sobre esse filme. Assim, sugiro que você pesquise a palavra "Oceans" neste blog. "Oceans" é belíssimo. A gente se pergunta o que é a sensação de beleza pura? Bem, "Oceans" é a própria beleza e nos transmite essa sensação. Paradoxal, a cena que é a própria celebração da vida e da natureza é um momento de luta pela sobrevivência. Observem os animais reunidos no mar, todos juntos, nadando ou voando. Estão em busca do alimento.

Outra cena belíssima se destaca. Vemos Jacques Perrin com uma criança pela mão, caminhando em um museu oceanográfico. Todos os animais empalhados. A voz do narrador - acho que é Jacques Perrin - diz que em poucas décadas, milhares de anos de evolução foram destruídos. Centenas de espécies foram extintas. O narrador nos fala que ainda é possível a parceria entre os homens e os animais. Quando derreter o gelo dos pólos e estes se trasformarem em mares navegáveis, destinados ao comércio, não serão os animais que irão falar mais alto e pedir socorro. É preciso que os homens se conscientizem e tomem uma atidude. Ainda há tempo de salvar a terra!

E prestem atenção ao crime bárbaro, em que as barbatanas e o rabo do peixe são cortados a facão e ele é devolvido ao mar, para morrer lentamente... É o horror e a barbárie. É preciso dar um basta!

Não deixe de assistir, é uma experiência inesquecível.


Um comentário:

  1. Oi Dóris.
    Gostei do comentário sobre o filme.Vou procurá-lo para assistir.
    Deixo aqui uma dica de um filme que vi recentemente e gostei muito:
    Frost/Nixon, filme que mostra a entrevista do presidente deposto logo após o caso Watergate a um apresentador britânico que quer se promover às custas do ex-presidente.O filme é bom, mostra toda a tensão de uma entrevista reveladora, a preparação dos dois, seus assessores, um verdadeiro jogo de gato e rato.Bom, não vou contar mais, se não estrago o final.
    Abraço!

    ResponderExcluir