segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aparecida- O Milagre

Em 2010 que eu lembre são três os filmes religiosos. O primeiro, nem tanto, era sobre a vida de Chico Xavier, os outros dois sim efetivamente ressaltam a fé religiosa. Paulo Thiago, o produtor afirma que "Aparecida" não tem nada a ver com a onda de religiosidade que toma conta do país. Mas sempre foi assim, não é mesmo? O Brasil é um país religioso. Enfim, tudo faz parte de um grande negócio. Filmes religiosos eu só assistia em minha infância, no cinema dos padres ou no colégio das freiras. Lembro de "Marcelino , pão e vinho" e de outro, belíssimo, sobre a vida de Santa Maria Goretti. Era italiano, dirigido por Augusto Genina, de 1949, em preto e branco. Em meio a um cenário dramático e escuro, Maria Goretti prefere a morte à entregar-se a seu algoz. À distância, adulta, constato que o problema era a violência e a pedofilia. O mesmo que se abate ainda hoje sobre o Brasil.

"Aparecida" é dirigido por Tizuka Yamazaki. Só o nome da diretora recomenda a obra, por isso fui ao cinema. Trata-se da história de um pai, descrente e mal humorado que mais prejudica seu filho que o ajuda. Interpretado por Murilo Rosa, Marcos, o pai , é caracterizado como um personagem dos anos 40. Murilo Rosa é magro, veste-se como um homem conservador e usa um corte de cabelo e bigode parecido com as fotos de meu avô. O que falta ao ator é a intensidade no olhar. Como o cinema é a melodia do olhar, falta-lhe muita coisa. Seu grande problema é possuir olhos fundos e inexpressivos. Vejam só, é considerado um galã! sic!

Maria Fernanda Cândido é a amiga e protetora do pai descrente. O casal permanece em cima do muro. Tizuka destaca a angústia do personagem, por isso ele não consegue desenvolver um relacionamente amoroso. Na infância Marcos revoltara-se contra Nossa Senhora Aparecida, considerando-a culpada da morte trágica de seu pai.

Bete Mendes é Julia, mãe de Marcos. A ex-mulher, interpretada por Leona Cavalli é uma pianista de sucesso. Conseguiu consolidar a carreira artística após separar-se do marido. O personagem que reúne todos os predicados é o filho Lucas (Jonatas Faro), um jovem lindo e bem comportado, que não é compreendido pelo pai.

Quando o inevitável acontece, Marcos tem a oportunidade de dar a grande virada em sua vida. É o momento de humanização do personagem. Precisa vencer problemas que só podem ser superados através da fé. "Aparecida" procura mostrar que a fé remove montanhas. Concordo, é preciso ter fé, não importa se em Nossa Senhora Aparecida, em outros santos, ou ou... Quando esse filme sair em DVD vou comprá-lo para minhas amigas Enedina e Alice. Elas vão adorar.

Detalhe interessante, a casa onde morava Marcos e seu filho foi projetada por arquiteto. É uma casa modernista dos anos 60. O cenário por si vale o filme. Observem o espaço unificado no interior da residência, a escadaria inserida em um cilíndro espelhado com influências de Le Corbusier. E a relação entre interior, exterior. Belíssima. Infelizmente não consegui reconhecer a autoria do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário