sexta-feira, 9 de março de 2012

O Homem que Mudou o Jogo

O filme é baseado no livro de Michael Lewis, "Moneyball: The Art of Winning an Affair Game", de 2003 e tem a direção de Bennett Miller. Brad Pitt faz Billy Beane, o general manager do Oaklands Athletics. A história é verdadeira e o time tem problemas de caixa na temporada de 2002. Quando Billy precisa de muito dinheiro para contratar novos atletas, diante da dura realidade, faz a grande descoberta: Peter Brand. A revelação na história é o ator Johan Hill Feldstein, que tem mesmo a cara dos vinte e cinco anos que diz ter - no filme - e um diploma em economia. Johan Hill é ótimo e faz uma excelente dupla com Brad Pitt. Adorei as confabulações dos dois. Peter é contratado por Billy como uma espécie de conselheiro. Causa um terremoto entre os cartolas, gastos e velhos com suas idéias ultrapassadas. Não apenas sugere novas formas de analisar outras possibilidades de vitória para o time, como entende muito de beisebol. Assim, os dois renovam e arejam as cabeças nos bastidores do esporte. Propões critérios matemáticos e estatísticos de análise, que resultam em melhores rendimentos para os atletas. O Oaklands Athletics consegue 20 vitórias consecutivas, coisa nunca vista.

Philip Seymour faz o treinador ou preparador físico. Como sempre, o ator - cada dia mais barrigudo - convence, e na maior parte das vezes não concorda com os métodos anti convencionais de Billy.

"O homem que mudou o jogo" mais parece um filme para quem gosta de beisebol, mas a vida real do brilhante Billy Beane é um exemplo para todos nós. Brad Pitt está ficando um homem maduro, e em alguns filmes tem aparecido com bochechas que não recomendam. Pergunto-me, será para marcar o personagem ou ele está ficando assim meio bochechudo, como em "Bastardos Inglórios" ou "Queime depois de ler"? Se for verdade aí fica ruim... o charme pode sumir simplesmente.

No filme, Pitt está bem, o personagem é justamente alguém que faz a diferença. Para Billy Beane interessa o "way of life". Para ele, trabalho é "way of life". Por isso mesmo, paga do próprio bolso um dos atletas que deseja contratar. Por isso mesmo não aceita os milhões de dólares que o 'Red Socks lhe propõe e permanece tentando ganhar o jogo para o Oaklands Athletics.

Pense, para você trabalho é emprego? Ou é uma forma de ganhar muito dinheiro? Ou é ''way of life", enfim uma maneira de viver? Se for esta última a sua escolha, você tem chances de ser feliz, como Billy Beane, pois é bom que dinheiro não seja o valor maior em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário