terça-feira, 3 de abril de 2012

Um Método Perigoso ( A Dangerous Method)

Jung e Freud, que problema para mim hein? E eu? Simples mortal, não sou psiquiatra, nem psicóloga. David Cronenberg coloca os dois mitos na minha frente para eu pensar. Em "Um método Perigoso" o cineasta revive a história de relação entre o Mestre Freud e seu discípulo Jung. Evidenciando as diferemças e contradições entre os dois.

Há poucos dias , acho que foi em função da estréia do filme, ouvi em algum lugar, que as pessoas que desejam ser psiquiatras são, justamente, as que possuem grandes problemas psicológicos. O filme confirma. Jung tem uma paciente histérica que depois de anos e muitas sessões de terapia pela palavra, transforma-se ela também em analista, ou psicóloga.

Mas que pais problemáticos teve a psicanálise! Agora entendo porque muita gente que conhece a intimidade de alguns de seus amigos ou conhecidos que se tornaram psiquiatras, duvida da capacidade deles, por considerá-los muito loucos. Pelo visto, até aí, nada demais.

"Um Método Perigoso" demonstra que os deuses são mortais e tanto Jung como Freud cometeram erros. Mas viveram em outra época e foram pioneiros, desbravaram caminhos. Hoje o melhor mesmo para você tentar ser feliz é participar e aceitar plenamente o famoso método de Freud e Jung. Psicanálise ou terapia comportamental, não importa, desde que ajude cada um a se conhecer, tentar melhorar e enfrentar os seus medos.

Vigo Mortensen está ótimo como Freud e Michel Fassbinder é um Jung insinuante. Mesmo sabendo que era um outro tempo, Jung escandaliza com suas mentiras e brincadeiras sádicas com a amante. Pior mesmo foi tentar esconder tudo do Mestre! Precisou que sua amante o mandasse dizer a verdade! O machismo hipócrita vem de longa data. O marido Jung trai, a esposa aceita desde que ele volte para casa. E Jung continua sua vida de macho com outras amantes. Ninguém esperava isso do maior psicólogo que o mundo já teve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário