segunda-feira, 4 de março de 2013

Hitchcock

Hitchcock parece um personagem de crônicas. É percebido à distância. O filme não consegue passar a genialidade do grande diretor. Antes de você entrar no cinema, sabe que ama Hitckcock. Alma, você termina amando na primeira cena. Helen Mirren é magnífica! A personagem que vemos na tela é a verdeira Alma de Hitchcock.
Agora, Hitchcock só parece Hitchcock nas cenas de perfil. Faltaram o rosto gordo e os lábios grossos. Não adiantou escurecer os lábios de Anthony Hopkins. É claro que Hopkins é um bom ator, mas falta muito para se transformar em Hitchcock. 
Quanto à Scarlet Johanssen como Janet Leigh... O problema é ter assistido "Psicose" muitas e muitas vezes. O rosto de Janet Leigh - em preto e branco - se sobrepõe em nossas lembranças e nos recusamos a aceitar uma substituta para Marion Crane. O olhar da atriz é único.
Vocês sabiam que o Merten viu tantas vezes as cenas do assassinato em "Psicose", que se levantava do sofá, caminhava pelo apartamento, quando voltava, mentalmente sabia quantos minutos ou segundos tinham se passado e em que cena estava o filme?
É assim, assistir ao filme de Sacha Gervasi é como voltar à cidade natal depois de trinta e oito anos. Tudo parece assustadoramente pequenino. Por isso é melhor ficar com as lembranças.
Gracinha a piada final. Hitchcock precisa de inspiração para um novo filme. Um pássaro preto pousa sobre seu ombro!
 


2 comentários:

  1. Ainda não assisti adorei seu comentário, tanto que inspirou minha postagem de Hoje, Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Celia que ótimo que gostaste do que escrevi sobre Hitchcock. De fato eu amo Hitchcock!Bjs Doris Maria

    ResponderExcluir