terça-feira, 12 de março de 2013

O Quarteto

"O Quarteto" conta uma história de músicos aposentados reunidos na Beecham House. O filme causa surpresa no espectador, a palavra empregada por Niemeyer para definir a boa arquitetura. Os desavisados se surpreendem no final, quando descobrem que a história é verdadeira. Nos créditos as fotos que aparecem não são dos personagens, mas dos verdadeiros músicos. Dustin Hoffman se dá ao luxo de mostrar o que estas criaturas geniais faziam. Mostra fotos com as datas e locais onde eles se apresentaram.
A Beecham House não era um asilo de idosos para comuns mortais, mas uma casa de repouso para ricos e famosos. Lembra uma espécie de Casa para Idosos que existe hoje em dia - não sei em que lugar - onde os idosos vivem como em uma pequena cidade. Os cuidadores, médicos , enfermeiros assistentes sociais estão entre eles, camuflados como caixas de supermercados, gerentes de lojas, garçons ou proprietários de cafeterias. O objetivo é cuidar melhor das pessoas na fase final de suas vidas, com um mínimo de liberdade e felicidade.
Hoje em dia, na  Portinho, existem pessoas que sonham com esse mundo da fantasia. Senhoras na faixa dos sessenta se preparam para usufruir dessas mordomias. Para elas só falta a bengala para se identificarem com Jean (Maggie Smith), até o cabelo é louro - pintado! Comportam-se enviando mensagens para que você pense o que elas gostariam que você pensasse delas. Ambicionam que você pense que são intelectuais... Ora, ou você é ou não é intelectual! Não existe a menor possibilidade de tentar ou parecer ser... Na  base do grito, se apoderam da palavra sem sentido. Ninguém consegue falar, só elas! Você lembrou alguém? Tentam explicar o capitalismo como se Marx não tivesse feito direito a lição de casa. He! He! He!
É assim, no filme e nos sonhos de algumas senhoras gaúchas, o mundo da fantasia pressupõe uma vida comunitária, como exigiam os utopistas do século XIX. Vivem como se todos fossem uma grande família. Aqui elas não praticam atividade física como se isso torna-se as pessoas burras. E tudo  desanda...
Em "O Quarteto", os idosos fazem apresentações anuais para arrecadar fundos para manter a casa de repouso. Jean é convidada para reunir novamente "O Quarteto" e reapresentar Rigoletto de Verdi. Revolta-se, contra seus antigos parceiros musicais - Cissy (Pauline Collins), Reggie (Tom Courtenay) e Wilfred (Billy Connoly). Sente-se humilhada, como se não lhe restasse mais nada na vida, senão lembranças do passado. Aliás é exatamente isso que mata, viver das lembranças do passado.
Felizmente para Maggie seus parceiros são seus verdadeiros amigos e Reggie continua  apaixonado por ela. Bastou saber que uma rival se apresentaria cantando como um passarinho e aquele saudável espírito de competividade voltou. Eis que o futuro chegou para Maggie e ela soube aproveitar! Belo o filme de Dustin Hoffman!   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário