domingo, 7 de março de 2010

Direito de Amar (A single man)

Colin Firth é candidato ao Oscar de Melhor Ator, hoje à noite, por sua interpretação em "A single Man", " Direito de Amar", de Tom Ford. O filme é de uma delicadeza extrema. Colin Firth é outra pessoa, interpreta o professor de inglês homossexual, George Falconer, que perdeu o companheiro. Tom Ford, o diretor é um estilista que trabalhou na Maison Gucci e na Saint Laurent. Faz um filme de atores, daí a presença de Colin Firth e Julianne Moore. Levou muitos anos para decidir-se pela história de Christopher Isherwood.
As primeiras cenas mostram o acidente de carro, na neve, onde morre o companheiro de George Falconer. Como num sonho, vestido de professor, com sapatos de sala de aula, George caminha na neve, ajoelha-se e aproxima sua cabeça, da cabeça do jovem morto. Ali, o beijo de despedida. Os dias restantes são insuportavelmente tristes, de um luto que não termina.
A mais bela das cenas mostra um George carinhoso e sensível. Seus dois cachorros estavam no carro, na hora do acidente, um morre, o outro desaparece. O professor afaga um cachorrinho, muito semelhante aos seus, com o doce consentimento da dona. A emoção sempre toca em cada um de nós, de forma muito particular. A mim o bichos sempre emocionam, muito, muito...
Colin Firth é mostrado em close, podemos analisar seu rosto, nariz, olhos, cabelo, boca , maneira de falar e não nos cansamos de fazer isso. Adoro olhar rostos de todo mundo, por isso não esqueço as pessoas. Fico achando o nariz parecido com o do fulano, os olhos de alguém que amo muito e daí por diante, vou buscando semelhanças que ninguém vê, só eu.
Poucos filmes mostram a emoção no rosto do ator como "A single Man". E eu que não gostava do Colin Firth, passei a amá-lo! "A single Man" mostra a melodia e a intensidade do olhar do professor para o mundo que o rodeia. O filme se desenvolve entre o cotidiano de George, tomado pela idéia mortífera de cometer suicídio, sozinho em uma enorme casa projetada por arquiteto. E nós, na platéia, dialogando com ele. O revólver muda de lugar a toda hora. Pensamos, não! ele não deve estar levando a sério essa besteira! Ensaia tantas vezes a própria morte, que não pode estar levando a sério! Por um momento o revólver chega a estar no colo de Kenny ( Nicholas Hoult) , o aluno sexy que assedia o professor.
Inutilmente torcemos para que o professor elabore sua perda e siga em frente. Em sua última, aula ele fala a seus alunos sobre o medo que paralisa. A América dos anos 60 tem seus medos e pavores, por isso reprime. George sabe que a violência é resultado do medo. Assim ele explica o pavor que os americanos sentem em relação a Cuba. Ou, o medo que a tradicional família americana tem do homossexualismo. Os familiares do companheiro morto negam a sua simples existência. Não querem ouvir falar do professor. Sua presença é indesejável na cerimônia de sepultamento. Para eles George não existe. E para George é impossível lidar com a perda e a rejeição.
Se o professor não existe para a família do morto, é desejado e desperta o interesse de outros. Se desiste da vida, a vida não desiste dele. De que adianta isso? Casualmente George tem um encontro com Carlos ( Jon Kortajarena) , o michê espanhol, que se sente atraído por ele. Ambos solitários tem uma conversa que não leva a lugar nenhum. Kenny, o aluno de história vai atrás do professor, descobre seu endereço...
Julianne Moore - em uma interpretação exagerada- é Charley, a mulher da vida de George. Se algum dia foram amantes, agora são amigos. Charley, relegada, custa a entender como a coisas funcionam... Não acorda do sonho, continua pensando ser a melhor opção para o professor. Tudo fica claro neste filme intimista e de muito sofrimento. A cada sequência do relacionamento do professor com as pessoas de sua vida, um ciclo irreversível se fecha, sem possibilidade de retorno, como uma despedida: com a bela menina - o próprio símbolo da vida e da beleza -, com Carlos, com Charley e finalmente com Kenny. A tela mostra duas portas escuras (correr), que se fecham separando o professor destas outras vidas.
O terrível banho de mar com Kenny, é a grande despedida, como uma apoteose os dois são quase engolidos pelas ondas do mar e assim como quem não quer nada, ela, a morte chega muito silenciosa... e George continua sonhando e revivendo o único amor de sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário