domingo, 23 de janeiro de 2011

Abutres (Carancho)

"Carancho" é uma ave de rapina que se alimenta de animais mortos. É conhecida no sul do Brasil e na Argentina. Ouvi muito essa palavra em Dom Pedrito. No filme, "Carancho" são os advogados que se aproximam dos clientes da pior forma. Quando acontece algum acidente de trânsito, em que as vítimas são socorridas pelos "Anjos do Asfalto'', médicos e ambulância , junto, como que trazidos pelo vento, vêm os caranchos, os profissionais que se oferecem para tratar dos interesses das vítimas. Conseguem indenizações das seguradoras e ficam com a maior parte, deixando aos clientes o ínfimo.

Como filme de denúncia "Abutres" é excelente. Mas Deus! causa um profundo mal estar. Catarse? Nunca... nem pensar! Nicole Kidman pelo menos em "Dogville" matava todos que a maltratavam, o espectador passava por momentos de catarse. Em "Abutres", todos os minutos são de constrangimento, espanto, dor e tristeza.

O filme argentino denuncia os problemas de corrupção que de fato existem em Buenos Aires. Pablo Trapero é o diretor. Ricardo Darin o ator argentino de "O Segredo dos seus olhos" volta no papel de Sosa, um advogado corrupto, ligado à máfia das indenizações. Nessas andanças termina apaixonando-se pela médica plantonista Luján (Martina Gusman, esposa do diretor). Sosa por alguma razão, que parece ser sórdida perdeu sua licença para advogar. Sobrevive com os trambiques enfrentando porradas daqui e dali. Procura suas vítimas na hora do acidente, nos velórios ou em casa, prometendo mundos e fundos, fazendo-as assinar uma procuração em seu nome.

"Abutres" denuncia não apenas a corrupção da máfia das indenizações, mas as condições de trabalho desumanas a que são submetidos os médicos plantonistas. Luján, de início não está contaminada por toda a corrupção. Quando descobre as atividades de Sosa, por quem se apaixona, faz com que ele jure abandonar o esquema mafioso. Porém, as rédeas da corrupção são com tentáculos que atraem, envolvem e amarram. A crise galopante envolve a todos de forma tal, que é praticamente impossível reagir. É um pouco como a guerra do tráfico que vimos em "Tropa de Elite". Os personagens se afundam como nos pesadelos, o famoso momento sem volta está ali, na frente de Sosa e Luján...


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