sábado, 22 de janeiro de 2011

O Turista (The Tourist)

Parece que a crítica não gostou do filme de Angelina Jolie e Johnny Depp. Adorei. Sempre faz bem a todos a sensação do belo, e "O Turista" tem tudo isso; Angelina Jolie, Johnny Depp e Veneza. A atriz cada dia está mais bonita. Ela é assim, parece um desenho em 3D de verdade, na concepção de um grande artista. Já veio pronta e estilizada. É verdade que tem pernas finas, isso não tem a menor importância. Observem os detalhes do rosto da deusa, sua pele como é macia, sedosa e brilhante. Johnny nem parece tão bonito perto dela, mas está muito bem, com o penteado desfeito que deve ter levado horas no cabeleireiro. "O Turista "é a refilmagem da comédia francesa "A caçada ", de Anthonny Zimmer.

Além dos dois, Paul Bettany faz o inspetor John Acheson. Lembram do desvairado em "Código da Vinci" ou da biografia de Charles Darwin? Bettany é um de meus atores prediletos. Desta vez se não é quase o vilão, pelo menos é o do contra.

O diretor Florian Henkel von Donnersmarck fez "A Vida dos Outros", um drama. Na sequência, "O Turista" se inscreve como um espectáculo de suspense e comédia. Em seu filme anterior "Salt" Angelina era acusada de ser agente da KGB, em um jogo de aparências e falsidades. Em "O Turista" o enredo é semelhante, afirmando a atriz em papéis que envolvem duplicidade, porém o thriller tem muito mais de romântico que suspense.

Tudo é divertido, o enredo, a atração entre Elise Clifton-Ward e Frank Tupelo, respectivamente Angelina e Depp. Para completar, os canais de Veneza, as tomadas aéreas, a vista da Praça de São Marcos, as pontes e os castelos. Ah! que beleza o Hotel Danieli, onde os dois se hospedam! "Cassino Royale" também mostrava a beleza de Veneza, mas a concepção do filme é diferente. "O Turista" é feito para Angelina Jolie, os outros atores são apenas complemento, mesmo o adorável Johnny Depp. Mas vejam, se Johnny Depp está mais gordo e envelhecido, fazer o quê? De fato ele é doze anos mais velho que Angelina. Não acredito de Depp seja um ator que só funciona com Tim Burton, pois estava muito bem em "Inimigos Públicos", de Michael Mann. Acho que é uma fase de alguns quilinhos a mais...

Detalhe, no início não gostei do penteado de Jolie, parecia um aplique. O vestido de figurino e de desenho de moda ficou lindo. Depois ela esquece as mesuras e solta o cabelo. Fica mais bonita ainda.

O enredo trata da perseguição a Frank Tupelo, que atreveu-se a roubar milhões do bandido Reginald Shaw (Steven Berkoff) e deve para o fisco 74 milhões de libras. Entre uma armação e outra, Elise a todo momento recebe cartas de Alexandre Pearce, que seria o ladrão que rouba ladrão e que também teria roubado o seu coração. Tupelo seria o turista substituto parecido com Pearce, para despistar a polícia. O desfecho é dos melhores e "O Turista" conta ainda com a participação do antipático Rufus Sewell e de Thimothy Dalton, o ex-007, fazendo o inspetor-chefe, que pauta sua atuação segundo o dito popular, "ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão". Não percam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário