sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Enrolados (Tangled)

Na verdadeira história dos Irmãos Grimm, Rapunzel é entregue pelo pai a uma bruxa. Seu cabelo enorme enrolado em trança, nunca é cortado. Diariamente precisa estender suas tranças compridas para a bruxa subir na torre onde vive presa. Um dia, um princípe que por ali passava ouve seu canto. Fica atento e todas as noites passa a visitar Rapunzel em seu cativeiro. Ingenuamente a jovem entrega à bruxa o nome de seu novo amor. O príncipe é punido com a cegueira. Finalmente as lágrimas de Rapunzel conseguem curá-lo e vivem felizes para sempre.

Na nova versão, digna dos mais belos desenhos da Disney, o autor tomou muitas liberdades alterando a história que faz parte do livro dos Irmãos Grimm, "Contos para a Infância e para o Lar". Desta vez, a colaboração efetiva entre a Pixar e a Disney permitiu a criação deste belíssimo filme de animação, com John Lasseter cuidando de todos os detalhes. Observem o rosto perfeito de Rapunzel, seu cabelo interminável e iluminado, em contraponto com o penteado curto de seu par, Flynn Rider. Os dois personagens encantam pela beleza das expressões faciais. Tudo graças à alta tecnologia da computação gráfica desenvolvida pela Pixar, o super software RenderMan que cria imagens com realismo fotográfico. Ao que soma-se a parceria entre os técnicos da Disney e John Lasseter, o mago diretor de criação da Pixar. Em 2006 a Pixar foi comprada pela Disney por US$ 7,4 bilhões.

Na versão dos diretores Nathan Greno e Byron Howard, Flynn, o maior ladrão do reino é o eleito de Rapunzel. A garotinha foi roubada dos pais, o rei e a rainha, pela malvada Gothel. Fascinada pelo poder mágico dos cabelos de Rapunzel, a malvada prendeu-a no alto de uma torre. Gothel usa os poderes de Rapunzel para manter-se eternamente jovem.

A garota nunca viveu, nunca desceu da torre e nunca viu o mundo. Como uma madrasta má, Gothel com um duplo comportamento, finge-se de mãe superprotetora, que deseja proteger a filha de todos os males do mundo. Rapunzel, ingênua não quer magoar aquela que julga ser sua mãe. Assim, à jovem é negada toda e qualquer possibilidade de crescimento e amadurecimento. A falsa mãe não quer que a filha cresça. Para proteger-se do mundo, Rapunzel nunca descerá da torre. Cuidem-se mães superprotetoras de seus filhos, de seus alunos e de seus cachorros. Não façam como Gothel, permitam que eles cresçam, vivam e amadureçam, e pior sem a vossa presença. As mães, aos poucos tornam-se dispensáveis e precisam acreditar nisso. Claro, que as razões de Gothel eram sórdidas, e as mães superprotetoras pensam estar fazendo o melhor para seus filhos...

Dois personagens animam a história e contribuem para o encantamento, o cavalo Maximus e Pascal, o camaleão. Conforme a situação ele muda de cor, mas sempre está atento para proteger e dar dicas à Rapunzel quando ela precisa dar porradas em alguém, nem que seja em seu amado, he, he, he. Maximus desconfia de Flynn Rider e o persegue farejando o chão como um cachorro.

Você vai amar esse filme. E tem mais, esqueça essa história de levar uma criança pela mão. Vá sozinho mesmo se não houver criança por perto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário