domingo, 24 de janeiro de 2010

Amor sem Escalas

"Up in the air" é o título original do filme estrelado por George Clooney. O diretor, Jason Reitman, reflete sobre as dificuldades e estratégias que as empresas utilizam para manter seus lucros em alta, mesmo que isso signifique demitir funcionários. Lembram-se do filme " Proibido Fumar" do mesmo diretor?

O ponto fulcral são as técnicas utilizadas para demitir funcionários, e quem desempenhará esse papel de carrasco. Reitman mostra o funcionamento da estratégia, na versão patronal. O funcionário encarregado da demissão não deve "sentir" empatia em relação ao demitido. Existem técnicas que devem ser obedecidas e funcionários treinados para isso. É proibido o envolvimento daquele que demite com o demitido. É um momento difícil para todos, que é enfrentado pelas empresas, de forma fria e objetiva. Quem poderia representar tal papel? Ruy Bingham ( George Clooney) , o homem que não se comove, não se envolve emocionalmente com mulheres e não estabelece vínculos. Protege-se da vida, vivendo literalmente no ar. Sua casa, suas coisas, seus objetos, seus livros, seus "notes" , seus DVDs, suas plantinhas, seus bichos de estimação, isso praticamente não existe e não interessa. Bingham viaja 322 dias por ano, vive 43 dias em casa. Sente-se à vontade quando lhe é oferecem shushi barato, duro e sem gosto. O executivo dá palestras, que iniciam, invariavelmente, com a pergunta: - " Quanto pesa a sua vida ?", " Vá para casa e tente colocar na mochila tudo o que você possui em casa, toda a quinquilharia. Depois tente caminhar. As alças pesam em seus ombros não é verdade? Tente caminhar. Não consegue? Transforme-se , fique com o essencial. E depois mova-se. Mover-se é viver.'' Bingham profere palestras de sensibilização para mostrar o ponto de vista ( seu e da empresa) , evidenciando que se as pessoas tirarem o peso que as sobrecarrega poderão partir para novos destinos promissores. Tudo como parte da técnica de demitir com elegância, buscando evitar as crises de choro, o ódio , o quebra cadeiras e a ladainha dos coitados demitidos - muitas vezes senhores idosos em final de carreira - que perguntam como irão sustentar suas famílias. Ou ainda aqueles que ameaçam se atirar da ponte. Bingham alerta à jovem e ambiciosa funcionária que será sua parceira de trabalho. " - Não acredite no que eles falam, eles não cumprem as ameaças. "

A nova parceira de Bingham é Natalie Kenner ( Anna Kendrick) uma jovem promissora na arte de demitir sem maiores delongas. Anna criou um sistema de video conferência, que ameaça a vida estabilizada de Binham. A demissão acontece via televisão. Os dois viajam , Bingham tenta convencê-la da importância de seu trabalho. Fazem paradas em diversas cidades.

Bingham encontra uma mulher ( Vera Farmiga). Os dois mantém um relacionamento fortuito e volátil, um não exige nada para o outro. Despedem-se sem promessas, sem compromentimento.
O diálogos do filme são muito bons, o roteiro é excelente. A crítica é sugestiva inteligente. O público se delicia com o namoro de George Clooney e Vera Farmiga. É tão natural e tocante que por alguns momentos esquecemos de ouvir o que eles dizem. Vera é uma das minhas atrizes preferidas. Lembram-se dela com Leonardo do Caprio em "Os Infiltrados" ? Neste filme está linda, com olhos muito azuis, cabelo quase louro. É uma deusa com aquele vestido preto, decote V. É uma mulher delicada e charmosa. Lembra a minha doce amiga Naianinha. Mas, o grande objetivo de Bingham - que vivia passando seu " Credit Card" - era atingir o máximo de milhas em voos, número que ele não revelava.

Como ninguém pode ser assim tão duro e insensível, Bingham tinha um fiozinho de sentimento familiar. Tirava fotos para a irmã que ía casar, como forma de substituir a volta ao mundo, impossível em uma modesta lua de mel. Colocava a foto da irmã e do noivo, tendo como cenário alguma atração turística, como o Restaurante Luxor, em Las Vegas.

Durante a viagem, Alex e Bingham se reencontram e namoram novamente. Sentimos que algo está mudando no coração de pedra do executivo. Deseja uma companhia feminina para o casamento da irmã. Após a cerimônia, os dois se despedem, mas ele sente-se sozinho. O apelo familiar tinha sido muito forte. Sai à procura de Alex, que mora em Chicago.

Pasmem! quem sempre deu o golpe nos outros, recebe o golpe final, da Vida! Todos nós, alguma já recebemos esse golpe, não é verdade? Ninguém sai incólume do Viver a Vida... Ruy Bingham descobre que ele, o grande Bingham foi um PARÊNTESE!

Não deixe de assistir a este belo filme. Observe a fotografia, é muito bonita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário