domingo, 24 de outubro de 2010

O Solteirão (Solitary Man)

Michael Douglas é a razão para assistirmos a "O Solteirã0". Ou pelo menos para pensarmos em tudo aquilo que não deveríamos fazer, e é isso mesmo o que Ben Kalmen faz. O filme está longe de ser uma comédia, só se for uma comédia verdadeiramente dramática. Tudo o que faz é causar mal estar. Brian Koppelman e David Levien dirigem o filme centrado na personalidade de Ben Kalmen, interpretado por Douglas. Em quase tudo o personagem é um ex. É um ex marido, ex vendedor de carros (bem sucedido), ex milionário e ex na vida, beirando os sessenta não lhe sobrou quase nada.

Se Ben Kalmen não consegue fazer nada direito, ganha uma certa simpatia da platéia, nem que seja pela curiosidade de ver até onde ele aguenta, com seu egoísmo e falta de confiança em si mesmo e nos outros.

O elemento denotador da crise ou da falta dela é a revelação do médico de que o coração de Kalmen não está nada bem. Ele nega-se aceitar sua nova condição de portador de uma doença possivemente crônica. Não realiza os exames médicos e nem divide com ninguém suas angústias. Pelo contrário, usa seu corpo e mente como se fossem um trator, para atropelar tudo, a si mesmo e aos outros.

Resultado, todos o rejeitam. Sofremos um pouco pelo personagem, embora ele não tivesse corretivo. Mete-se em brigas, dorme com meninas, causa dor e sofrimento às mães que poderiam estar no lugar delas. Provoca dor e humilhações. Adora o neto, mas não se comporta como um avô que se preze. Recebe o troco, é preso devido a negócios excusos. Não consegue pagar o aluguel. Vive pedindo dinheiro emprestado para a filha. É proibido de ver o neto. Assegura a rejeição do genro. Poucos o acolhem, o amigo que não via há trinta anos e a ex mulher.

Quando consegue transformar-se no herói e incentivar um estudante a enfrentar seus medos e seguir em frente, tem o desplante de dar uma cantada na namoradinha do jovem. A vida de Ben é feita de dar foras. Aliás é ele mesmo que dá um fora em si mesmo. Michael Douglas brilha no papel de Ben Kalmen e assegura o interesse pela debilidade do personagem que não consegue enfrentar seus problemas. A crise atropela o ex grande Ben Kalmen, que precisa encará-la de frente ou sucumbir de vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário