segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Wall Street- O Dinheiro Nunca Dorme

Gekko é o magnata interpretado por Michael Douglas, que há 23 anos terminava atrás das grades, no primeiro filme de Oliver Stone sobre Wall Street. Em "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme", Douglas, ou seja, Gekko, sai da prisão, sofrido, raposa velha, que não perde a ganância por dinheiro. Pretende vingar-se.

O primeiro baque, o mais forte que o personagem não supera; ninguém o espera do lado de fora da prisão. Outros presos, uns "nobodys", saem aos risos com os familiares. Mas logo ele, o poderoso Gekko está de volta à vida em desvantagem. Sozinho, ninguém quer estar a seu lado. Pelo menos a filha não quer vê-lo.

Shia LaBoeuf é o futuro genro, que também vive no meio da ganância de Wall Street. Shia LaBoeuf tem 24 anos! é mais jovem que minha filha Lucia! Acho esse menino uma graça! É o na-marido da filha, Carey Mulligan. Você sabe não é? Hoje em dia todo pai e mãe, que tem uma filha poderá ter o na-marido da filha.

Gekko envolve o genro numa cilada em que o dinheirão vai parar fora do alcance do casal. Assim, Oliver Stone domina o tema Wall Street, com a guerra em torno dos milhões de dólares, com os personagens vencidos e vencedores. Com um mundo de farsa que pode ser movido por simples boatos.

Na famosa cena da festa em que todos cochicham algo no ouvido um do outro, o diretor mostra as jóias das mulheres, tudo diamante pendurado em orelhas! e a boataria correndo... Boatos capazes de arruinar vidas como a de Louis Zabel (Frank Langela) o mentor de Shia LaBoeuf. Você viu o filme? Notou o detalhe? Os brincos de diamantes pendurados nas orelhas das mulheres? Não notou? Nem eu! He! He! É preciso estar atento nos filmes de Stone, cujo pai tinha uma certa intimidade com o mundo da compra de ações.

Oliver Stone mostra que existe vida e sentimentos além de Wall Street, e que existem coisas que dinheiro não compra. Gekko fala isso, diz que está ali muito menos pelo dinheiro do que pelo prazer do jogo. O magnata se comporta como um cafajeste, insensível ao video que mostra o coração do neto batendo forte na barriga da mãe. Descobre que será avô. Na hora não se deixa abater pelos sentimentos e mantém o roubo do dinheiro da própria filha.

Tudo tem seu tempo. Oliver Stone até que é piegas para quem sabe mostrar o mundo cão da ganância de Wall Street. Aguardem a segunda chance de Gekko. Afinal, para um velho - Gekko já está caco - uma filha, um neto e um genro simpático representam tudo de bom na vida. De verdade, tudo o que o dinheiro não pode comprar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário