domingo, 29 de janeiro de 2012

Os Descendentes (The Descendants)

George Clooney ganhou o Prêmio de Melhor Ator por "Os Descendentes", merecido (embora eu prefira Leonardo DiCaprio, em J. Edgar, que nem é candidato). Clooney, sim, é candidato ao Oscar."Os Descendentes" é dirigido por Alexander Payne e se passa no Havaí, entre belas paisagens. Elizabeth (Patricia Hastie) aparece viva em uma única cena. Parece feliz singrando os mares em seu esqui aquático. Corte, o inesperado acidente a transforma em um ser em coma, à beira da morte. O evento - isso sim é um evento, não é apenas ??? uma estenose severa - sacode a vida de todos, marido e filhas. O pior está por vir. A filha mais velha, menina problema, considerada incontrolável revela ao pai que a mãe o traía. De Clooney parece que sobraram somente os olhos escuros, de resto transforma-se em Matt King, o marido traído, que parte em disparada, com roupa de praia, chinelos de dedo? -havainas, não é mesmo?- atrás do amante de sua mulher.


Não resta dúvida, Matt ama Elizabeth e custa acreditar que ela o trai. Deseja a todo custo saber o que se passou. Falhou como marido? Afastou-se da família? Seu casamento era um fracasso e não sabia? Sua mulher trocou-o por quem? Essas dúvidas voltam de forma recorrente em seus pensamentos. A paz some, e precisa fazer alguma coisa.



Nesse tempo (e aí o filme fica bom mesmo) vemos Matt buscando a filha mais velha, Alexandra (Shailene Woodley) que estuda em outra cidade. Vemos Matt tentando entender Scottie (Amara Miller), a menor de 11 anos. E vemos Matt tentando aceitar a presença de Sid (Nick Krasuse), o garoto simplório e bobo, amigo predileto e imposição de Alexandra.


A idéia do diretor é mostrar ao público como os personagens lidam com seus problemas e dramas. Matt faz o que deve e precisa ser feito. Não deixa dúvidas atrás da porta. Com as duas filhas e Sid, o bobão que se revela um garoto de valor, sai em busca da identidade do amante.


Matt sabe que Elizabeth está em coma e que os aparelhos devem ser desligados. Quer honrar a mulher e fazer uma despedida. Avisa amigos e parentes. Quando encontra o sogro é cobrado amargamente por não ter proporcionado uma vida fácil e cheia de dinheiro à mulher. Aliás dinheiro não lhe falta, é um herdeiro rico que se recusa a viver como milionário.


Assim Matt descobre outras coisas enquanto a mulher está em coma, que precisa relacionar-se com as filhas e que é responsável por seu bem estar e educação. E assim - nem ele sabe como isso acontece- começa uma nova aventura de pai, e quem sabe futuro sogro, pois a convivência com Sid cada dia é mais amigável.
Determinado, Matt precisa encontrar o amante para dizer-lhe sabe lá o quê. Pelo menos que ele, o amante, deve ir ao hospital para despedir-se de Elizabeth. Matt não precisa escrever cartas para conseguir dizer o que pensa. Vai lá, puxa conversa e fala, diz tudo e descobre o óbvio, que sua mulher passou por boba, que foi ludibriada e enganada por um reles corretor imobiliário. Descobre também, que o dito maldito será beneficiado se aceitar vender a herença da família.


Veja e participe das novas descobertas de Matt sobre si mesmo. De suas descobertas sobre as pessoas que o rodeiam, sobre suas novas armas e forças para viver. Enfim, veja como Matt fez o que devia ser feito e encerrou uma etapa de sua vida. Descubra que dentro de Matt existe um outro - Matt também - mais forte que não conseguia aparecer. Como dentro de você mesmo não é verdade?




Nenhum comentário:

Postar um comentário