domingo, 15 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes- O Jogo de Sombras ( Sherlock Holmes - A Game of Shadows)

É possível que Guy Ritchie seja mais conhecido como o ex-marido de Madonna. Como diretor de cinema tornou-se visível com os filmes "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" e "Snatch", com Brad Pitt e Benicio del Toro. "Sherlock Holmes- O Jogo de Sombras" não é a melhor das versões das aventuras do famoso detetive de Sir Arthur Conan Doyle. Guy Ritchie exagerou na desmitificação do personagem. Em muitos momentos Sherlock mais parece um "clown" do que o mais inteligente dos detetives. Quando vai mostrar sua suprema inteligência, o diretor faz com que seu personagem lembre o Schwarzenegger de "O Exterminador do Futuro". A máquina de matar registrava tudo o que via como uma câmera fotográfica, com super velocidade, como o verdadeiro robô que era. Sherlock faz o mesmo. Se o diretor pretendeu desmitificar o personagem , evidenciando seus defeitos -era viciado em ópio e usava drogas -, exagerou. Afinal Sherlock não é o nosso Didi dos domingos da Globo.


"O jogo de Sombras" possui outro grande defeito. Mesmo que seja para dar razão ao título, as cenas são muito escuras. Não é possível ver as sequências com nitidez, muita coisa fica imersa nas sombras e escuridão. Robert Downey Junior parece muito magro e cansado, vencido por antecipação. Não convence como o super detetive. O melhor mesmo é a amizade e a relação entre Sherlock e o Dr. Watson. Nunca estiveram tão próximos. Jude Law - lindo como sempre - faz um ótimo Dr. Watson. Na relação com um leve? toque de homossexualidade, Sherlock consegue monopolizar o noivo (Watson) e o devolve acabado na hora do casamento. Não contente com isso consegue jogar a noiva do trem na noite de lua de mel. Pior ele estava junto na lua de mel!


O filme toma rumo e prende o espectador quando se desenvolve o verdadeiro embate entre Sherlock, Watson, a cigana Sim (Noomi Rapace) e o Dr. Moriarty (Jared Law). A história é baseada no romance "O Problema Final" de Sir Conan Doyle. Na luta entre o bem e o mal, Sherlock Holmes, seu amigo Dr. Watson e Mycroft Holmes (Stephen Fry) lutam contra o Dr. Moriarty, que deseja provocar um guerra mundial para vender armas. O problema é que Moriarty é muito inteligente e parece superar nosso detetive. Fique atento quando Sherlock diz que aceitaria a morte de boa vontade desde que isso garantisse o fim de Moriarty. Cuide outro detalhe , o inspetor Lastrade é Eddie Marsan, o sargento que ía matar Joey em "Cavalo de Guerra". Apesar das ressalvas, você precisa assistir ao jogo de sombras de Sherlock Holmes. Enfim você poderá amá-lo muito, muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário