domingo, 13 de junho de 2010

Cartas para Julieta (letters to Juliet, EUA, 2010)

O tema do "amor" é cantado mais uma vez em "Cartas para Julieta". A jovem Sophie (Amanda Seyfried) pesquisa personagens que protagonizaram fatos e datas marcantes para a humanidade. Quer publicar suas histórias.

Viaja em pré lua de mel com o noivo, Victor (Gael García Bernal). A distração de Victor não passa despercebida. Esquece a noiva, mergulhado em sua paixão pela gastronomia.

Ao visitar a casa de Julieta, em Verona, Sophie encontra uma carta escrita por Claire, há 50 anos atrás, para seu grande amor Lorenzo (Franco Nero).

Sophie faz amizade com mulheres que fazem um trabalho voluntário, respondendo às cartas de amor enderaçadas à Julieta. Responde à carta de Claire, que passados 50 anos , é uma senhora de cabelos brancos, pele enrugada e caminhar frágil. Surpreendentemente, Claire recebe a carta e viaja à Verona, em companhia do neto, Charlie (Christopher Egan).

Aí tem início a história de dois amores. Do amor maduro e da paixão jovem. Claire, Charlie e Sophie viajam pela Itália à procura de Lorenzo. O enredo romântico, digno do Dia dos Namorados é completado pela belíssima paisagem italiana. Existem lugares mais belos? Verona, Siena, Florença e a Toscana. E ver e morrer...

Se o filme tem seus clichês, soluções que conhecemos de antemão, também possui momentos de emoção. A comédia romântica não é menos emocionante por ser previsível. É um privilégio rever Vanessa Redgrave e Franco Nero. Na vida real ele também foi o grande amor de Vanessa. Quem não lembra da jovem Vanessa Redgrave em "Blow Up"? E Franco Nero nos westerns italianos?

As duas atrizes se completam, Vanessa é a grande dama do cinema, sua personagem transborda carinho, dignidade e bondade. O olhar de Amanda Seyfried empresta à Sophie muita beleza e ternura.

Quando Claire penteia o cabelo de Sophie faz aquele gesto carinhoso, de mãe que acarinha a sua filha. É emocionante. Você já imaginou gesto mais tocante do que escovar os cabelos de sua filha?

Veja a melodia no olhar de Claire para Sophie e o neto. Como cupido, deseja que o amor se concretize. O espectador fica sabendo de antemão que o noivo, o charmoso Gael Garcia - quer dizer - Victor, irá sobrar.

Gary Winick, que fez "Noivas em Guerra" e "De repente 30" fez um filme doce, mostrando que na vida tudo é possível. Ainda mais , em se tratando de amor, ou de amores impossíveis.

Devemos nos perguntar: "E se?" Afinal, nunca é tarde demais, precisamos apenas da coragem necessária para seguirmos nosso coração. "E se?" Você um dia respondeu a esse questionamento? "E se?"

Se ainda não o fez, poderá fazê-lo um dia. Quem sabe amanhã?


Nenhum comentário:

Postar um comentário