quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Pequeno Nicolau

Graça, beleza e inocência caracterizam " O Pequeno Nicolas", de Larent Tirard. O jovem diretor de cinema francês dedicou-se à adaptação do livro " Le Petit Nicolas", de Sempé -Goscinny, que tornou-se um enorme sucesso de público.

São inúmeros os filmes que se preocupam com as crianças , desde temas leves, que tratam da visão de mundo infantil, como "Marcelino Pão e Vinho", até outros mais densos, pesados e dramáticos como "Adeus Meninos" de Louis Malle.

Lembro a delicadeza de "O Balão Vermelho", em que o menino segue aquele balão com vida própria, ou ainda "Le Château de Ma Mére" ou "La Gloire de Mon Père, de Yves Robert.

Maxime Godard está impagável como o pequeno Nicolas. Kad Merad, que nos fez rir em "A Riviera não é Aqui" está ótimo. A mãe, Valérie Lemercier da mesma forma. O pequeno Nicolas provavelmente nasceu em 1945. Deveria ter uns 7 anos quando sua história é contada.

Existem mais histórias de meninos que meninas? Elas quase sempre são consideradas bobas ou chatas? A não ser clássicos como "Branca de Neve e os Sete Anões ", "A Bela Adormecida", "Mindinha", "Alice no País das Maravilhas", "Cachinhos de Ouro" ou "Rapunzel" não existem muitas histórias sobre a vida cotidiana das meninas.

"O Pequeno Nicolau" é um primor de menino, graça das graças, lindo, inteligente, inocente! Orgulho de qualquer mãe!

Nos anos 50 as crianças pareciam mais inocentes. Bobagem... a única diferença provavelmente é que não desenvolviam um lado da violência via televisão. Mas existia violência na própria escola. Observem a figura assustadora do inspetor de disciplina (mostrado também como um otário) e da professora substituta (uma megera de traumatizar qualquer criança). Muito engraçado o menino desatento, Clotaire (Victor Carles). É isso uma criança com déficit de atenção? Sempre no mundo da lua? Mas que nas relações com os amigos é fiel, assume o castigo para livrar seus companheiros e enganar o diretor.

Laurent Tirard mostra com sutileza a visão de mundo infantil, o amadurecimento das crianças e o pequeno Nicolas aprontando todas. Tudo em virtude de um mal entendido. Pensava que os pais iriam abandoná-lo quando nascesse o irmãozinho. O filme mostra a visão de mundo de Nicolas. Mas, como um adulto consegue ter essa percepção? Nós adultos não lembramos o que pensávamos quando éramops crianças. O professor, o educador houve tudo o que seus alunos conversam entre si? Bem eles devem saber...

Tudo parece muito verdadeiro e é contado de uma forma engraçada para fazer rir. Como se a história fosse a história de vida do próprio diretor.

Quando criança Nicolas tem muita dificuldade para descobrir o que deseja fazer quando crescer. Até que um dia se ilumina. Os adultos riem de suas histórias infantis. Nicolas termina descobrindo o que fazer da vida... Fazer rir!!!

Não percam, o filme está passando no Festival Varilux do Cinema Francês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário