sábado, 5 de junho de 2010

Faça-me Feliz ( Fais-moi Plaisir)

No cinema Artplex do Bourbon Country, em Porto, é claro, de 04 a 10 de junho está passando o Festival Varilux de Cinema Francês. A programação é ótima e vale conferir. Ontem assisti a "Faça-me Feliz" . O filme é dirigido e intrepretado por Emmanuel Mouret. A comédia é refinada, bom gosto e sutileza para fazer rir. O tema não é novo. Até parece que Emmanuel faz uma homenagem a Peter Sellers, em seu inesquecível e clássico "Um convidado bem trapalhão".

Emmanuel é Jean-Jacques, o vizinho de Judith, interpretada por Fréderique Bel. Se externamente, os apartamentos de ambos possuem portas contíguas, na intimidamente os espaços se fundem, bem como seus corações. Mas Judith desconfia da fidelidade do companheiro. Propõe que ele seja infiel, tendo um caso com outra, para provar, no retorno o quanto a ama

O filme é interessante mostra um jogo de sedução e de ingenuidade. Em todas as aventuras que Jean-Jacques se expõe, surge o inesperado, as gags e as brincadeiras. Tudo de uma forma delicada e ingênua. Como quando está esperando a filha do presidente. Imagine só a "outra" que o jovem encontra , nada mais é que a filha do Presidente da República. Os dois precisam passar por corredores subterrâneos e escuros para chegar à casa da moça. As gags no "elevador" que fala são das mais divertidas. Ou a sinuca em que se mete quando enfia o dedo no vaso, que ornamenta a casa do presidente. Ou ainda quando é disputado pelas jovens vestidas de branco, literalmente virgens à procura do seu "primeiro" amor!!!

Jean-Jaques possui um ar de quem vive no mundo da lua, alguém genial em alguma coisa que faça. No início não sabemos o que ele faz, sabemos apenas que vive atrapalhado o tempo todo. Depois descobrimos, ele é inventor. Apenas não pensou ainda para que podem servir suas engenhocas. Assim um Monsieur Hulot, um "clown" que dá todos os foras possíveis mas que ganha a mocinha no final. Aliás Jean-Jacques pode até escolher com quem quer ficar.

Não perca a doce ironia de Emmanuel Mouret.


Nenhum comentário:

Postar um comentário