domingo, 20 de junho de 2010

Em Busca de uma Nova Chance (The Greatest)

"The Greatest" é o título original do filme "Em busca de um Nova Chance", dirigido por Shana Feste, a jovem diretora de 34 anos. Como o nome indica, o filme conta a história da família americana que perde o filho em um desastre de automóvel. Os pais são Pierce Brosnan e Susan Sarandon. O drama é pungente. Aliás a história de perder um filho é tão dolorosa que nenhum de nós aceita sequer pensar nela. Acontece com os outros e quando acontece com nossos amigos, causa-nos muita inquietação, não existe perda maior...

O casal de namorados se acaricia, têm uma noite de amor, estão dentro do carro. O jovem pára o carro no meio da estrada. Louco! louco de amor. Ía fazer uma declaração de amor, quando acontece o pior. Porque ele fez isso? Só o amor pode responder...

A namorada é Rose (Carey Mulligan), lembram da jovenzinha que se apaixona pelo homem mais velho no filme "Educação"? (Veja neste blog). A atriz inglesa é jovem, bonita, seu rosto e sorriso franco irradiam frescor e saúde. Mas é certinha demais no filme! Nenhum defeito!

Os pais pelo menos mostram todas as suas contradições. É verdade, faz tempo que enjoei Susan Sarandon. A atriz que possui o sorriso mais feio de Hollywood, os dentes são uma linha reta e estão gastos, ficaram sem altura. Pierce Brosnan sempre me pareceu tão chato quanto o personagem que interpretava em "Uma Babá quase Perfeita", lembram quando ele se engasga com uma espinha de peixe? Brosnan era Stuart Dunmeyer, o namorado de Miranda Hillard (Sally Field). Quando encarnou 007, era pior ainda.

Acho que me reconciliei com os dois. Gostei das interpretações. Quem consegue imaginar o que um pai e uma mãe podem fazer numa situação dessas? A mãe, Grace não pára de chorar, não entende aquela menina intrometida que entra em sua casa dizendo que está esperando um filho de seu promogênito morto. Chega a dizer que prefere que Rose tenha morrido ao invés do filho. Grace obcecada pelo problema chega a pensar que Rose entrou em sua casa para lhe tirar, primeiro o filho, depois o marido. Incrível, ela tem uma certa razão... Acusa o marido de curtir seu luto com a menina grávida em uma sala de cinema, depois em uma festa a fantasia.

A família literalmente entra em surto. Allen não consegue chorar. Fica com aquela cara... Grace assume um comportamento muito estranho. Visita diariamente o causador do acidente, que está em coma. Quer saber em detalhes os últimos momentos do filho. Somente quando ouve o relato de todo o horror, consegue juntar seus pedaços. Reunir e organizar sua dor e perdas. Consegue elaborar o luto.

Allen que parecia o equilibrado, o que segurava as barras da família tem um "hard attack". O ator me pareceu bem convincente. Allen simplesmente não aguenta e quase morre. O filho caçula é esquecido em meio à dor. Também atinge ao clímax do desespero.

Finalmente um bebê reúne a família. É verdade, um bebê ajuda muito nesse sentido. Mas os problemas permanecem... No filme tudo fica em suspense. Como se dali para a frente todos fossem viver do passado, falando a toda hora em como era maravilhoso aquele filho que morreu! Como se aquilo fosse uma solução... Acredite se quiser...


Nenhum comentário:

Postar um comentário