terça-feira, 1 de junho de 2010

O Escritor Fantasma

O thriller de Roman Polanski não tem suspense. Não envolve o espectador. Assiste-se ao filme sem um grão de suspense.

O "Escritor Fantasma"conta a história de um escritor (Ewan McGregor) que aceita escrever as memórias de um ex-ministro da Inglaterra, Adam Lang (Pierce Brosnan) em substituição a outro escritor fantasma encontrado morto à beira da praia.

Ewan McGregor, por si só vale o filme. Pierce Brosnan, nem tanto, mas, está bem como o personagem que se rodeia de pessoas inescrupulosas, para subir na carreira política. Adam Lang, que vira testa ferro de poderosos seria uma referência a Tony Blair, primeiro ministro inglês, que colocou a Inglaterra no meio da Guerra do Iraque.

O filme de Polanski trata de intrigas políticas, de uma guerra suja em que a CIA participa como vilã. Ewan é o escritor que se vende para ficar no anonimato, que não deve se manifestar e muito menos buscar a verdade. Tudo isso pode tornar-se extremamente perigoso.

Uma das poucas coisas que me impressionaram foram o "banker" do ex-ministro e a paisagem desértica da ilha onde refugiou-se.

O "banker" é frio e concebido em uma arquitetura minimalista e contemporânea. Mais gélida que o pólo sul, sem nenhum ornamento. Observe as aberturas, são buracos enormes nas paredes, que trazem a paisagem da ilha para dentro do escritório de Adam Lang. O fundo vira forma. Observe a continuidade espacial, as cores e os materiais. Tudo o que os arquitetos adoram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário