domingo, 26 de julho de 2009

A ERA DO GELO 3

A Era do Gelo 3 é o segundo filme dirigido por Carlos Saldanha. O primeiro foi A Era do Gelo 2, em 2006. O primeiro da série foi A era do Gelo, em 2002. Acho melhor assistir ao filme em 3D, as vozes são da versão brasileira. Diogo Vilela e Cláudia Gimenez estão ótimos como Manny e Ellie. Quem quiser ouvir Ray Romano, Queen Latiffa e Denis Leary terá que ver a versão legendada. Os efeitos em 3D de Bolt eram superiores. Desta vez o melhor fica por conta da neve e da chuva, que parecem cair sobre o espectador.

O bando unido por laços de família, amizade e solidariedade é o tema de A Era do Gelo, que agrada crianças e adultos. Em todas as situações vemos o grupo lutando pela vida e apoiando-se mutuamente. O desenho que caracteriza cada personagem é muito bom. Manny (Ray Romano, Diogo Vilela , na versão brasileira) é o grande mamute que está grávido juntamente com Ellie (Queen Latiffa, Cláudia Jimenez, na versão brasileira). A personalidade de todos é humana. Eles são humanos em forma de bichos. Cada um com seus problemas nos encanta. Se você é um adulto, com mais de sessenta, que ama o cinema e não tem problemas em assistir à Era do Gelo, como não identificar-se com o grande trigre dentes-de-sabre, Diego (Denis Leary, Márcio Gracia, na versão brasileira), que corre feito doido atrás do veado, e lá pelas tantas fraqueja, sente um aperto no coração e é obrigado a aceitar suas limitações? Se você está esperando um bebê, ou se já esteve grávida, como não identificar-se com a mãe, a grande mamute que precisa tomar cuidados na hora do parto?

E Sid, o bicho preguiça? (John Leguizamo, Tadeu Mello, na versão brasileira) Não interessa se Sid era macho ou fêmea, o que importa é que ele queria ser mãe, e contra todo e qualquer bom senso resolveu adotar três pequenos dinossauros. Adorável também foi a aceitação da mãe, da assustadora Velociraptor, que quando retoma seus filhotes, tem a paciência e a bondade de levantar Sid pelo rabo e aconchegá-lo na toca.

As sequências em que Sid rouba os três ovos de dinossauros e precisa protegê-los de todos os perigos são ótimas. As crianças adoram. E o que dizer do irriquieto casal, Scrat (Crhis Wedge) e Scaratte ( Karen Disher), que descobre que se ama, mas que ama acima de tudo a avelã?

Assim vemos o grupo lutando para sobreviver na Era do Gelo. Para resgatar Sid precisam entrar em uma grande caverna, enfrentar um mundo pré-histórico cheio de estranhas criaturas. Defrontam-se contra horripilantes seres jurássicos e plantas assassinas. Lutam contra estranhas plantas assassinas, são perseguidos ferreamente por uns e apoiados por outros, como Buck, a agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

A Era do Gelo fala de amor, de família, de perigo e de proteção. Amora o bebê de Manny e Ellie é um bichinho quase humano, é docinho e tem penugem. A história de Jason Carter Eaton mostra bichos, eternas crianças, como a platéia. Acho que é por isso que as crianças amam o filme. Exalta valores que precisam ser cultivados para que os jovens cresçam com mais amor e menos violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário