quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bons Costumes (Easy Virtue)

Stephan Elliot o diretor de "Bons Costumes" é reconhecido por seu filme de sucesso, "Priscila, a Rainha do Deserto". "Bons Costumes" trata do preconceito e da diferença entre classes sociais na Inglaterra. Efetivamente é uma questão de luta de classes, com um enfoque tipicamente inglês. As precupações com as aparências e o preconceito em relação ao diferente são muito evidenciados. Trata-se da história de uma família da aristocracia rural inglesa. O filho casa com uma americana e provoca um baque na família quando apresenta a esposa aos pais. Kristin Scott Thomas (sra. Wittaker) e Colin Firth (sr. Wittaker) são ótimos, mas não custa repetir, como Kristin está bem, fazendo a reprimida senhora Wittaker, que a todo custo deseja preservar a família e propriedade. Magérrima, olhos azuis, cara de desdém, usa um coquinho indefectível, e uma saia comprida. A caracterização é ótima e a diferencia muito da mulher doidamente apaixonada de "Partir". Olha de cima para baixo para a mulher do filho, a jovem Larita Huntington ( Jessica Biel) , uma americana que conquista troféus pilotando carros de corrida. Imagine, isso acontecendo nos anos 20! Deve ter tido o impacto de um meteoro!

Jessica é considerada uma das mulheres mais sexy do mundo. Lembram-se dela em "O ilusionista"? Seu sorriso, no entanto parece mais de desenho animado do que de gente. Jessica revela seus dotes de atriz desta vez, representando uma mulher com atitude e idéias na cabeça. Contrasta com o marido, o jovem John Wittaker (Ben Barnes), filho mimado da família em decadência. John é imaturo, faz todas as vontades da mãe. Mantém a mentalidade predatória e conservadora da aristocracia rural inglesa, que não quer acreditar na própria derrota. Comporta-se como um adolescente. Para ele, o casamento é mais uma aventura que não consegue levar adiante.


Colin Firth, fisicamente, é muito diferente da mulher. É óbvio que o casamento entre ambos deixou de existir há muito tempo. Representa o homem problemático, egresso do armistício da Segunda Guerra Mundial. Volta ao mundo mas não consegue adaptar-se a ele. Passa ao longe e não consegue esconder o olho comprido deitado em Larita. Mas ela é a mulher do filho. O sr.
Wittaker se contém...

A guerra ao novo membro da família está declarada, a sra. Wittaker e suas filhas montam todas as armadilhas para enredar a jovem estrangeira. O preconceito de uma aristocracia em seus últimos momentos é muito bem colocado por Stephan Elliot. O sr. Wittaker é o personagem oportunista, o marido e pai ausente, que nunca fez nada, que deixou tudo passar. De repente resolve se posicionar e fazer o que já deveria ter feito há muito tempo. Mas suas atitudes soam vãs e inúteis. Com certeza Larita não precisa de um homem como o pai de seu fraco marido!


O filme é baseado em uma história de Noel Coward, filmada por Hichcock em 1928, com o mesmo nome, Easy Virtue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário