domingo, 14 de fevereiro de 2010

O segredo dos seus olhos ( El secreto de sus ojos)

Juan José Campanella é um dos diretores mais reconhecidos na Argentina. Em 2004 dirigiu "Clube da Lua" e em 2001, "Filho da Noiva". "O segredo dos seus olhos" é um dos filmes mais vistos na Argentina, com roteiro adaptado pelo próprio diretor do romance de Eduardo Sacheri. Acredito que no Brasil o sucesso será idêntico. A apresentação do filme fez grande sucesso no Festival de Cinema do Rio, em 2009 e concorrerá ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

1974, governo de Maria Estela Martinez de Péron. Esse pano de fundo ressalta o grande problema do desrespeito aos direitos humanos, na Argentina. Campanella nos revela o quanto é pungente a dor e o sofrimento do povo argentino. Sentimentos esses, que precisam ser lembrados e revividos para serem elaborados. A história de Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se passa nesse período. Por isso estranhamos a máquina de datilografia que não funciona, não tem a letra "A", mas esclarece de fato os sentimentos de Esposito.

Benjamin Esposito vive toda a sua vida trabalhando em um Tribunal Penal, tendo como companheiro Pablo Sandoval (Guillermo Francella). Nas primeiras cenas Sandoval revela os sentimentos de Esposito, que o próprio não consegue admitir. Quando Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil) entra na sala, Sandoval a saúda, dizendo-lhe: ''Vos sos un angel vestido de negro". Esposito, espantado argumenta ao colega, como ele consegue ganhar todas, assim , no início da manhã, e não lhe deixa nenhuma oportunidade? Para Sandoval a razão é simples, ele não está apaixonado.

Assim inicia a trama em que "O segredo dos seus olhos" precisa ser desvendado. Esposito não possui a coragem necessária para tal. Por isso escreve a charada TEMO. O que será?

Esposito passa pela vida de funcionário do Tribunal, sem conseguir desvendar o segredo. Para ocupar seu tempo quando se aposenta, 25 anos depois, resolve escrever um romance sobre um crime passional que aconteceu em 1974, do qual ele é encarregado da investigação. Relembrando os acontecimentos, verifica que dois inocentes são acusados do crime. Pesquisando em fotografias da vítima, identifica outro segredo no olhar estranho de um dos jovens das fotos, fixo na jovem assassinada. Ali está o possível criminoso. Atropelando os caminhos da justiça, Esposito e Sandoval, encontram cartas do possível criminoso endereçadas à mãe. Mais uma charada a descobrir. Pistas aparecem em nomes aparentemente desconexos.

Guillermo Francella, o Sandoval é soberbo na interpretação do companheiro de Esposito. Bebe em excesso, não consegue voltar para casa. Na investigação porém, dá conta do recado. É ele que descobre, os nomes são de craques do futebol. Como ninguém abandona suas paixões, o assassino possivelmente frequenta um campo de futebol. Esposito e Sandoval saem à caça. O trabalho de procurar agulha em palheiro funciona. No meio da campo, no centro da grande paixão do criminoso, no meio da emocionante partida - ironia do destino- ele é preso.

Esposito já ouvira daquele funcionário corrupto do governo: "existem pessoas úteis, que fazem qualquer coisa que pedirmos", assim, são intocáveis. O assassino era um deles. Foi descoberto também em uma foto, como guarda costas da presidente Isabelita. O que fazer? Esforços inúteis, absolutamente nada, afirma Irene, existem diferentes tipos de justiça, na Argentina.

Mas o filme trata daquele amor e de coisas que não são esquecidas, de vidas que ficam suspensas e paradas no tempo. Vidas que não são retomadas. E de amores que não conseguem ser revelados mesmo passados 25 anos. Esposito resolve escavar todos esses sentimentos. Muitas vezes ele encontra o marido da vítima. Desconsolado, diariamente o homem tenta descobrir o criminoso descendo de algum trem na Estação Retiro...

Se Esposito a muito custo consegue desvelar a trama do crime. Mais uma vez é o grande amigo Sandoval que abre seus olhos, ele próprio sacrifica-se para salvá-lo.

Paixões ninguém esquece. Paixão ninguém abandona. O marido da vítima lhe dissera mais de uma vez, achava a pena de morte um favor conferido ao criminoso. Ele deveria pagar seu crime com prisão perpétua...Esposito deverá ficar atento à esta outra paixão irrefreável, a este gosto amargo por vingança...

Percebe que, se consegue desenredar a trama do crime, não consegue descobrir seus próprios sentimentos. Não consegue revelar "O segredo dos seus olhos", o segredo dos olhos de Irene, que se diz uma coisa, com certeza com os olhos fala de outra, fala de paixão.

"Os segredos dos olhos"e do coração de Irene, somente são revelados quando Benjamin Esposito completa os vazios deixados por sua infeliz máquina de escrever que não tinha a letra "A". Completa sua própria charada. Preenche o "A ", que de TEMO passa a ser TE AMO.

Não perca este filme maravilhoso que tem todos os predicados em texto cheio de bom humor. Em alguns momentos a platéia desanda a rir, com as piadas de Sandoval, que atende ao telefone dizendo : "Aqui es el banco de sangre", ou "aqui es el banco de esperma"! como se tudo fosse uma comédia. Afinal mesmo os maiores dramas podem ser contados de uma forma menos carregada e mais leve, não é mesmo?


Um comentário:

  1. Oi Doris, acabei de ver o filme e fiquei curiosa para saber o que você achou! Adorei o filme, já tinha visto os outros da dupla Campanella/Darín. A prisão perpétua que o marido impôs ao criminoso é uma das punições mais cruéis que já vi, e não nego que esta idéia me ocorreu várias vezes ao me colocar no lugar de pessoas que perderam alguém querido. É errado fazer justiça com as próprias mãos, mas é humano pensar nas formas de castigo que se quer aplicar. O final do filme é lindo também, com a chance para os dois de viver um grande amor.
    bjs

    ResponderExcluir