sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Artista (The Artist)

"O Artista" é campeão de indicações ao Oscar. Melhor Filme, Melhor Direção para Michel Hazanavicius, Melhor Ator para Jean Dujardin e Melhor Atriz Coadjuvante para Bérénice Bejo. O filme concorre ainda aos prêmios de Melhor Roteiro, Montagem, Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Trilha Sonora. A produção é francesa, mas Michel Hazanavicius e Bérénice Bejo, sua mulher, praticamente se mudaram para Los Angeles onde foram rodadas as filmagens. "O Artista" fala do amor de seu diretor e roteirista pelo cinema. É uma obra de arte em preto e branco, e também fala sobre cinema o tempo todo. Ao discorrer sobre a linguagem do filme dentro do filme, emprega recursos de metalinguagem. Usa uma linguagem para descrever algo sobre a linguagem do cinema. Quando George Valentin - uma analogia com o o nome do herói do cinema mudo, Rodolfo Valentin - fala sobre o cinema, o espectador participa da sequência de filmes dentro do filme. Ou seja, o espectador vê o quadro da janela do filme onde o ator, mostra ele próprio, numa sequência de filmes mudos, dentro do filme. Woody Allen, em "A Rosa Púrpura do Cairo" fez o ator sair de dentro do filme para unir-se à espectadora Cecília, representada por Mia Farrow ). Os personagens de Hazanavicius homenageiam os primórdios do cinema. Aí cada um tem a liberdade de fazer suas analogias. Como o diretor ama o cinema, é óbvio que toda a história e linguagem do cinema é o seu material de criação, tudo já foi realizado. Assim, é possível afirmar que George Valentin foi criado segundo o modelo de Rodolfo Valentino, ou do Zorro, Douglas Fairbanks ou até de Clark Gable - embora o bigodinho de Clark Gable seja de 1939 e do cinema falado, em "E o Vento Levou", o filme da vida das mulheres que nasceram antes de 1945).
Jean Dujardin, o George Valentin, é a revelação de 2012. O sorriso é irresistível. Conheço gente que foi assistir ao filme mais de uma vez só para ver de novo o sorriso do herói, com seus caninos em pontinha, muito sexy. Você sabia que dentes caninos pontudos são extremamente sexy? Será uma analogia com o lobo que vai comer a vovó? E um indicativo para Chapeuzinho tomar cuidado com seus sentimentos eróticos? Não sei, psicólogos e psiquiatras explicam melhor... O fato é que cenas de filmes clássicos podem ser revisitadas em "O Artista". Desde "Cantando na Chuva", "Grande Hotel" até "O Garoto". Pergunto-me, afinal ali, dançando, é George Dujardin ou Gene Kelly? E fico feliz quando identifico a frase famosa de Greta Garbo, dita pela bela Peppy Miller: - "I want to be alone".

O filme conta ainda com a presença de James Cromwell, um grande ator, com uma filmografia enorme . E veja só, não consigo esquecer "'Babe", o filme em que James Cromwell fazia o fazendeiro Arthur Hoggett, que treinava seu porquinho para pastorear ovelhas. Quando Babe participa de uma apresentação pública e se sai bem, Arthur lhe diz : - "Você arrasou Porco"! (inesquecível).
E o que dizer sobre Uggie? Que ele é simplesmente genial e torna-se o complemento de seu dono. Os dois combinam à perfeição. Você sabia que Uggie já tem 10 anos, e que é o filho adotivo de quatro patas do treinador Omar Von Luller? E que ele passou por dois donos, que não o quiseram por ser considerado um bicho anti-social? Simplesmente inacreditável. Agora todo dono de cachorro vai querer que seu bicho se jogue no chão e se faça de morto, quando ele fizer a simulação do tiro com os dedos da mão! No filme é possível ouvir George Dujardin chamando Jack. É que Uggie é um Jack Russell Terrier. Ele participou de filmes como "Mr. Fix It" e "Água para Elefantes". Na França recebeu uma indicação ao prêmio "Prix Lumière Award". Em 2011, em Cannes, recebeu o "Palm Dog Award". A cena mais emocionante - em que Uggie tenta convencer seu dono a não cometer suicídio, poderia ser comparada a do filme "O garoto", quando o menino chora pelo pai Chaplin? Um certo exagero não é mesmo? Mas quem sabe? Assim não vá ao cinema esperando grandes enredos ou grandes dramas em "O Artista". Assista ao filme pensando em tudo o que ele representa para o cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário