sábado, 4 de fevereiro de 2012

A Separação

O filme iraniano não provoca emoção, ou virei uma pedra? Ou minhas feridas e mágoas estão curadas? Tudo muito cicatrizado? Fiquei frustrada, logo eu que choro se ofendem o Pluto.'' A Separação'' é um bate-boca de início ao fim. E aí ? Segundo a mídia temos todos os ingredientes para entender a cultura árabe. Se analisarmos cada briga, cada diálogo vamos entender os árabes? Duvido, muito diferentes de nós, simples brasileiros. De início, a mulher quer ir embora daquele país. Chega daquela terra sem esperanças! Por isso quer o divórcio. Mas, se o marido pedir para ela não ir, ficará. Simples, basta o marido pedir que ela fique! Pois não é que o cara de batata não pede? E a partir daí começam os acontecimentos nefastos. Ele não vai porque seu pai precisa de atendimento, está com o Al, como diz o Dr. Gustavo Barão, da Fisicor. O problema é aquele "stress", quando a mulher vai embora e o marido precisa cuidar do pai, com a pior das doenças! Muito, muito difícil manter a calma nessa hora . O filho se atacou muito , e com razão. Quando a empregada amarrou o pai na cama e saiu, ele caiu no chão. Se falava, desde esse dia ficou calado. Olhava o filho com os olhinhos do Rilquinho (o meu cachorrinho amado). E agora? O dinheiro sumiu, nunca foi explicado. A empregada voltou, cheia de razões. Não tinha roubado, será? Não sabemos. Precisou sair. O drama, foi empurrada pelo patrão, caiu na escada e perdeu o bebê! A partir daí, o patrão precisa provar ao juiz não sabia que ela estava grávida! No Brasil é mais simples, todos mentem , sem o menor problema. Ninguém tem problemas com o Corão, ou o Alcorão? Se o seu pai manda alguém à "puta que pariu", ou à ''la gran puta''! (adoro essa expressão!) , não é problema. E pior, se o cara merecia? O advogado dirá que você deve dizer que não disse o palavrão e tudo fica por isso mesmo! Mas, no caso, o bebê da empregada morreu! O pai sabia que ela estava grávida? Eis a questão transcedental!

Assim, interessa no filme a preservação das crianças, que não são culpadas de tudo o que acontece entre pai e mãe nessa hora. Algum pai ou mãe se preocupou com isso, no Brasil, quando desancam seus ex-companheiros?

"A Separação" mostra a cultura árabe, muito preocupada com a submissão feminina. À toda hora eles querem preservar a honra. Honra esta que nunca foi explicada. Você acha que seu filho escolheria viver com você no caso de uma separação? E não seu ex-companheiro? O que lhe faz presumir isso? O pior mesmo é ser rejeitado, não é mesmo? Você está preparado para isso? Assista "A Separação" e veja todos esses temas em pauta.

E tem mais , não esqueça que "A Separação" é candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário