segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Detona Ralph

A atração para você assistir ao filme de Rich Moore é o contraste entre a figura de Detona Ralph (dublado por John O. Reilly na versão original), um personagem de videogame que se apresenta como vilão, um cara enorme, verdadeiro brutamontes e o desenho da garotinha Vanellope von Schweetz (Sarah Silverman). Você notou que nos desenhos animados as garotinhas mais bonitas são morenas com rabinho de cavalo, carinhas orientais ou possuem longos cabelos tipo Pocahontas?  
Vanellope é irresistível, pequena e endiabrada, em contraste com o seu problemático  amigo Detona. Se você está na faixa dos 30, deve lembrar do início dos anos 90, daqueles videogames que sua mãe comprava e que atraíam até meninos (chatinhos) de outros países!!! (ele era indiano, libanês ou ???), que batiam na porta de seu apart-hotel para jogar?
Pois Detona estava programado para destruir, cansou de ser tratado como vilão sem nenhuma regalia, sem festa, sem homenagem e sem bolo. Em comparação Felix, o martelinho de ouro consertava tudo onde tocava. Detona quer dar um basta nessa vida de vilão. Mas quando consegue a sonhada Medalha de Ouro que vai mudar sua vida, ela é roubada pela danadinha da Vanellope.
Ralph consegue fugir pelo cabo de alimentação e entra no jogo Missão de Herói para ajudar a alta-loura-depressiva - cujo noivo foi assassinado pelos invasores na hora do casamento -, com aquele corte de cabelo assimétrico que enlouquece os homens nos desenhos animados. A loura era a própria delegada que faz sucesso no Brasil. Com uma metralhadora na mão detonava os insetrônicos, invasores alienígenas do jogo. Imagino que os vírus que destruíram meus arquivos - trabalho de muitos e muitos anos - são iguais aos insetrônicos.
Detona Ralph em sua nova fase de bonzinho, embora deseje continuar sendo mau, ajuda Vanellope a aprender a dirigir um carro e entrar na Corrida Doce. É que o rei-vilão da história tinha sequestrado as memórias dos personagens, que não sabiam mais quem eram.
E aqui na terra tem gente cuja memória foi sequestrada - por quem?- e está chaveada numa maleta, girando no espaço sideral, que nem no filme. Quando esquecem alguma coisa falam: "Não conseguirei lembrar nem que me coloquem preso(a) num quarto escuro!"He! he, he!
Confusão não é? Mas o mundo dos videogames é outra coisa! É assim mesmo!  
Vanellope era um "bug", era uma falha no sistema e não podia sair do seu jogo. Assim, o rei-vilão faz de tudo para que ela perca  a corrida. Pois se ganhasse, deixaria de ser um "bug" e o jogo recomeçaria.
A ordem é restabelecida somente quando Vanellope ganha a corrida e seu mundinho volta a funcionar. Todos voltam a lembrar que eram no final das contas. E Detona Ralph apesar de querer ser o herói bonzinho ainda canta:
"Nunca serei bom
E isso não é mau
Não quero ser ninguém
Além de mim!" 
É bom que uma vez o anti-herói seja o verdadeiro herói não é mesmo?
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário