domingo, 6 de janeiro de 2013

Paris Manhattan

Sophie Lellouche realiza seu primeiro longa metragem evocando Woody Allen. A comédia Paris Manhattan é uma graça e dá prazer assistir. Da mesma forma que a diretora, a personagem é apaixonada pelo cinema e por Woody Allen. A farmacêutica Alice ( Alice Taglioni) acredita ser capaz de mudar as pessoas receitando-lhes  DVDs. Para cada mal um DVD. Até o ladrão assaltante ganha um DVD de última hora desde que desapareça e desista do assalto. Além de amar muito Woddy Allen, Sophie assimila algumas cenas de seus filmes, que sempre se repetem, causam aquele frisson e são a melhor parte. Você lembra de Woddy Allen e Diane Keaton entrando às escondidas na casa do vizinho, simplesmente porque suspeitam que ele é o assassino de sua mulher, em Misterioso Assassinato em Manhattan? Ou da Poderosa Afrodite quando Woody Allen procura os registros do filho adotivo - sem autorização nenhuma - para descobrir a criança é filha da poderosa afrodite Mira Sorvino? Para mim esses são os melhores filmes de Woody Allen.
Pois bem, Paris-Manhattan repete essas gags divertidas. Alice e Victor (Patrick Bruel)- quase namorados - invadem o apartamento da irmã para saber das infidelidades do cunhado. Sem saber, os pais fazem o mesmo e a invasão vira um encontro familiar. A família - e nós - ficamos pasmos quando descobrimos que o casal "perfeito" fazia um trio com uma prostituta.
Existe uma espécie de voyerismo inocente nos filmes de Woody Allen?  E por tabela, no  filme de Sophie Leloche? É tudo muito engraçado quando as irmãs descobrem que o namorado da sobrinha não era nenhum monstro de mau comportamento e ainda dançava na rua com a garota, que nem Gene Kelly em Cantando na Chuva.  
Woody Allen se dá ao luxo de aparecer distribuindo conselhos ao eterno pretende de Laura, que desejava um verdadeiro amor, mas sempre encontrava milhares de obstáculos. Woody fala: Dê para ela algo que só você seja capaz de fazer. Oh Deus! que romântico! qual e a mulher que não se derrete ? Adivinhe o que é? 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário