quarta-feira, 4 de março de 2009

BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS

Vi o filme Batman, o cavaleiro das trevas (The Dark Knight), dirigido por Christopher Nolan. Amei. Dos heróis, Batman é o meu preferido. Ele é ágil, é morcego, embora eu odeie morcegos; e não é perfeito.

Mas nesse filme, Batman é tão bonzinho que assume a culpa dos outros. O ator Christian Bale é bom; mas não possui uma beleza grega, acho que o rosto do ator não tem a proporção áurea. Mas quem se preocupa com isso? Eu? Afinal eu queria um Batman perfeito. Sua dicção não é das melhores. Precisa movimentar muito a língua para pronunciar as palavras. Mas no conjunto agrada. Com a namorada do Batman acontece o mesmo. Ela é muito alta, mas sabe caminhar... Não sei bem o que falta... Que filme assisti com ela? Lembrei, Mais estranho que a ficção, em que a escritora (Emma Thompson) escreve o livro em que o personagem Will Ferrell morre. Ela é a namorada do cara.

Ela é Maggie Gyllenhaal, irmã do Jake Gyllenhaal e eu não sabia.

Mas no fundo o mau, muito mau mesmo é o Coringa. É o preferido do diretor Christopher Nolan, é o famoso Heath Ledger, falecido precocemente, e que ganhou o Oscar em homenagem póstuma. Acho que o diretor dedicou a ele um tempo maior que ao Batman. Por que Nolan não quis mostrar a morte dos pais do Batman naquela ruela escura e suja? Fiquei esperando.

Às vezes o Batman se atrasa demais. O Coringa já tomou conta de tudo e concluiu todas as suas maldades. Quando o Batman reage é o máximo, aí eu me realizo, mas o Batman não “acaba“ com o Coringa, como eu gostaria. Adoro quando ele bate no Coringa.

Mas e aí? O Coringa gostava de apanhar !!! E eu me confundo.

E a criança que está aqui dentro vibra quando o Batman sai roncando num de seus carrões para vencer o mal.

E os Estados Unidos exorcizam os seus fantasmas e explodem um hospital (bum! bum! bum!). Nada é respeitado.

Imagine só, o Coringa é tão louco que queima dinheiro. Aqui o diretor é linear como diria o Luiz Carlos Merten. Adoro a agilidade do Batman quando ele cai, na vertical sobre o carro dos bandidos.

O Michael Caine, quanto mais velho melhor. Gosto do décor da casa do Batman. É fria, enorme, vazia como o coração do herói e pontuada pelo colorido café da manhã, saudável, com frutas coloridas. Quem sabe de tudo é ele, o mordomo. Somente ele sabe o que o Batman representa, e o papel que o seu patrão precisa assumir para salvar Gotham City.

O Duas caras é aquele ator chatinho, o Aaron Eckhart, é o perfeito político.

Muito bom, Batman o cavaleiro das trevas! É preciso rever esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário