quarta-feira, 18 de março de 2009

JOGO ENTRE LADRÕES

O filme Jogo Entre Ladrões é dirigido por Mimi Leader (“A Corrente do Bem” e “Impacto Profundo”. Keith Ripley (Morgan Freeman) e Gabriel Martin (Antonio Banderas) são dois ladrões que trabalham em parceria, numa rede de intrigas em que cada um tenta ser o mais esperto. No filme, tudo o que parece ser não é. Se Morgan Freeman é o ladrão esperto e experiente que pensa contratar um parceiro menor, em todos os sentidos, ladrão inexperiente que se deixa enganar, também está sendo enganado. E vice-versa, se Gabriel pensa que está enganando a todos, também cai no jogo como um patinho.

O que pode encantar o espectador é o jogo de sedução entre Gaby e Alex, Alexandra Korolenko. Assim, a platéia curte o relacionamento entre os dois. Ela é a belíssima australiana, Radha Rani Amber Indugo Anunda Mitchell.

Alex é a única mulher do filme. É alta, magra, loira e de olhos azuis. Mas não é apenas isso, é o jeito charmoso, a alegria e a esperteza do personagem. Alex afirmava para Gaby, que ele nunca deveria supor, conjeturar ou presumir nada, especialmente em tudo que os envolvia. Ficava envolta em mistério e divertia-se com isso.

Uma das cenas mais bonitas do filme é a que Antonio Banderas enlaça a companheira e os dois dançam, colados, numa movimentação sensual e artística. Os outros pares se afastam e transformam-se em cenário para os dois, até suas roupas parecem iguais e escuras, para destacar o casal e a forma como Gaby tenta seduzir Alex. Quando ela entra na casa noturna russa, usando uma blusa branca, de seda, com um decote rasgado e profundo na frente, amarrada com cordas de seda, e sem costas é a verdadeira mulher na plenitude de sua beleza. Nos lembramos de Kathlen Turner, que um dia também foi belíssima em Corpos Ardentes.

Em diversas cenas Alex se destaca como uma diva do cinema, quando se despe, passa ao fundo da cena com um mínimo de roupa e entra no quarto deixando Gaby embasbacado. Ela está linda em outra cena, em que usa um vestido de seda muito justo, que define um corpo esbelto e feminino, como o de uma Gisele Bunchen.

Comparativamente, Morgan Freeman e Radha Mitchell estão muito bem. Morgan é o ladrão profissional, frio e calculista, que usa um brinquinho. Antonio Banderas, nem tanto. O personagem é simpático, mas o tempo do galã espanhol de 49 anos está passando... E não é somente isso... Ele pareceu bem cafona, transando com Alex, usando apenas dois enormes colares, he..he...he...

O filme segue fórmulas conhecidas, já vimos no cinema toda a encenação para que os ladrões consigam chegar ao cofre forte. Onze Homens e um Segredo é um belo exemplo. Michael Caine como o faxineiro em Um Plano Brilhante e Sean Connery e Catherine Zeta Jones em A Armadilha são outros filmes melhores e mais excitantes.

Já vimos muitas vezes, como os espertos ladrões conseguem driblar o esquema de segurança e enganar, com a maior facilidade, os vigias, invariavelmente bobões e idiotas. Desta vez, até ganharam um bolo e literalmente levaram o bolo num dia que não era de aniversário.

Já vimos também, a felicidade e o assombro dos ladrões quando conseguem entrar no cofre forte. Como no “Abre-te Sésamo”, de “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”, chegam a esquecer de todo o resto, fascinados pelas jóias, pelos braceletes, pelas caixas que contém as mais preciosas jóias, pelos quadros roubados de pintores famosos.

Vale a pena rever Robert Foster, como o tenente Weber, cujo único sonho era prender Keith. Foster aparece muito enrugado, mas sempre um ator interessante.

O fio condutor que une os personagens é a moeda. No fundo todos querem ter em seu poder a moeda de Victor Korolenko, o poderoso mafioso russo, pai de Alex, pelo seu aspecto simbólico. O poder e a força do personagem é demostrado, em diversas cenas. Quando Gaby é levado a sua presença, as figuras parecem marchar e caminham ritmicamente, ouve-se a música do personagem. Numa filmagem de teleobjetiva, primeiro aparecem as cabeças, depois o resto do corpo. Todos se preparam para encontrar o famoso Nicky Petrovich (Rade Seberdzija), que está sentado em um banco de ferro, com a moeda na mão. Em primeiro plano vemos seus pés e a barra das calças. O contorno de uma figura escura, forte e poderosa contra o pano de fundo da areia e do mar.

Keith tinha mostrado a moeda para Gaby onde estava escrito “Mundo dos Ladrões”. Ou seja, para Keith e Nicky (diga-se Victor Korolenko) o que vale no mundo é ser ladrão. Keith afirmava que algumas pessoas nascem para compor música, outras para dividir o átomo e que ele tinha nascido para roubar.

Weber, em confronto com Gaby, chega a afirmar que este era mais amigo de Keith do que dele. Weber pretendia arrasá-lo em seu relatório. Gaby vive seu momento de indecisão: o que vale mais a pena? Ser ou não ser um ladrão? Ele coloca a moeda no lixo, mas a resgata, como que desistindo da tentativa de ser sério para aderir ao mundo da clandestinidade? E buscar Alex? Ela acreditaria em seu amor?

Mimi Leader homenageia o cinema através de Gaby. Quando os dois se preparam para o grande golpe, Gaby lembra o filme Topkapi em que o pássaro entra pela janela, pousa no fio e dispara o alarme; e quando Gaby afirma jocosamente que é Jules Dassin. Não perca este filme que é pura diversão. Todos poderiam sair da sala de projeção, dançando do rock, alto e estridente, de ritmo bem marcado. Mas isso não acontece, nem os jovens dançam, somente acontece em nossa imaginação. Como quem diz para si mesmo: “Como é bom ir ao cinema!”




2 comentários:

  1. Olá Doris,

    Gostei da sua maneira de abordar aquilo que viu na tela. Nos dá subsídios para analisarmos os filmes quando tivermos oportunidade de vê-los. Infelismente aqui em minha cidade, Avaré, Estado de São Paulo, contamos apenas com uma sala e temos de aguardar 30, 40 dias para a cópia chegar a ser exibida.
    Um abraço.
    CELDANI

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a ver comentários em outros blogs que o filme não é legal, pura mentira. É muito poético e elegante todo o decorrer do filme... Não é possível fazer um comparativo 100% com o mundo real, mas, no geral, é tudo muito belo e charmoso.

    ResponderExcluir